Rurubu (que significa “para dançar e fluir lentamente”, em japonês) é um projeto colaborativo do fotógrafo Haley Friesen e do designer Nobuhiro Sato, que explora as expressões poderosas de movimento do corpo, juntamente com traços enérgicos de tinta, aumentando o efeito dinâmico, visual de movimento.
Primeiro, os bailarinos Kathleen Legassick e Meaghan Silva serviram como modelos para a série, expressando elegantemente as emoções através da arte da dança, que Friesen capturou em sua câmera digital. As imagens foram impressas em papel de aguarela e enviados para Sato, que passou a pintar caligrafia japonesa sobre elas com tinta Sumi.
Friesen diz: “Eu sempre achei que caracteres japoneses tem uma forte semelhança com dançarinos em movimento. Há algo sobre os gestos largos e reviravoltas graciosos que fazem as barras e respingos de tinta parecerem com uma dança coreografada para os meus olhos. Tenho certeza de que esse conceito é muito mais eficaz para aqueles que são analfabetos em japonês”.
Fonte: My Modern Meet