Existe receita para ser criativo?

Nesta semana eu estava a ler na internet alguns artigos que falavam sobre inspiração/criatividade, me deparei com uma frase de Pablo Picasso que diz o seguinte;

“Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando”. 

Depois de ler essa frase comecei a pensar sobre o assunto e me surgiu a seguinte dúvida; será que há alguma receita para conseguir ser criativo? Acredito que, talvez não dessa forma, mas de alguma outra forma todos já se perguntaram isso, então fui pesquisar e achei várias dicas e análises sobre o tema.

Eu nunca havia pensado como Picasso, e aí refleti sobre a inspiração nos encontrar trabalhando, concluí que a inspiração é algo que pode surgir de repente ~plim~ e sumir, mas ela precisa ser procurada nas coisas. É preciso estar atento, reparar, buscar aprender e entender as diferenças, o mundo, as coisas. Notar detalhes, pois como dizem por aí; detalhes fazem toda a diferença. Pessoas criativas precisam se desligar do preconceito e aprender com todos os meios que o mundo oferece.

A criatividade é algo que precisa ser praticado, ela precisa ser desenvolvida, é preciso repertório e para ter repertório é uma busca diária e infinita por conhecimentos, formas, causas e efeitos. É preciso procurar soluções mantendo o pensamento positivo, acreditar é uma grande ajuda.

Salvador Dalí dizia;

“É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida”.

Provocar confusão é algo confuso (ah vá) para nós que, muitas vezes estamos fechados em nossos mundos e em nossa rotina de trabalho e vida urbana. Nos dias de hoje existe uma grande dificuldade em arranjar tempo para exercitar o cérebro por conta de todos os “enlatados” que a rotina urbana não economiza em nos bombardear, e devemos como seres criativos que somos por natureza, contornar essa situação e sair pela lateral, por que a receita é ir atrás!

Share

Designer gráfico autônomo e fundador do INSPI - Natural de Curitiba, PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.