A arca contemporânea

O artista chinês Cai Guo-Qiang criou essa instalação fantástica batizada de The Ninth Wave. A instalação consiste em um barco de pesca velho e desgastado transportando 99 animais artificiais. Tigres, camelos, pandas entre outros animais se apegam ao navio desgastado, aparentemente cansados e enjoados. A obra, inspirada na pintura de 1950, de mesmo nome, de Ivan Aivazovsky, evoca o conto bíblico da Arca de Noé de forma mais sombria.

caiguoqiang1O barco zarpou em 17 de julho, navegando ao longo do Bund no rio Huangpu antes de desembarcar na Shanghai’s Power Station of Art, onde ele se tornará uma instalação interna como parte da grande exposição do artista. O trabalho de Cai destaca a atual crise ambiental e ecológica da Terra, evidenciado pelos altos níveis de poluição do ar, bem como o incidente de 16.000 suínos mortos a boiar no rio Huangpu no ano passado. O trabalho do artista é uma exploração chocante do desafio que os seres humanos enfrentam no que diz respeito ao nosso planeta.

caiguoqiang2

“Por muito tempo, a minha arte tem se concentrado em apresentar as relações entre o homem e a natureza, e o homem com universo”, diz Cai. “Nos últimos anos, no entanto, eu tirei mais alimento de pinturas e literatura chinesas tradicionais, que refletem sobre a tranquilidade da natureza, a relação entre o homem e a natureza, o cultivo da mente para voltar à paisagem espiritual primordial e a origem da vida “.

caiguoqiang4 caiguoqiang5 caiguoqiang6 caiguoqiang7 caiguoqiang8 caiguoqiang9 caiguoqian_thum

Share

Comentários: