Infográfico: Saiba quais são as tendências criativas para 2016

O Shutterstock acaba de lançar o infográfico com as Tendências Criativas de 2016, que mostra quatro tendências principais em termos de fotografia: Flat Lay, que são imagens de vários objetos, muitas vezes alinhados, fotografadas de cima para baixo; Boho, estilo favorito dos anos 60 e 70 com estampas Paisley e franjas; Geometria Sagrada, formas da natureza que são utilizadas no design religioso Oriental e Ocidental e Metálico, mais do que apenas prata e ouro amarelo – amarelo e ouro rosa.

Além das tendências globais, a Shutterstock descobriu o que está em ascensão em diferentes países ao olhar para as principais buscas no seu site. Com base nas imagens licenciadas de 2015 e no comportamento de busca, a empresa selecionou um termo que destaca uma principal tendência em cada país. No Brasil, imagens mostrando folhagens tiveram um aumento de 704% em buscas e downloads.

As tendências culturais refletem o que as pessoas estão falando e quais histórias estão contando com os materiais da Shutterstock. Duas tendências opostas tiveram destaque: a habilidade de se conectar e a vontade de se desconectar. A medida que nossos relógios, carros e casas ficam cada vez mais inteligentes, nós sentimos a necessidade de estarmos presentes de verdade. Por isso, as tendências mais populares vistas ao redor do mundo foram agrupadas em duas categorias opostas – Sempre conectado e Desconectado.

As tendências do design mostram uma mistura do antigo com o novo em 2016. O design material usa os princípios do design clássico aplicados à novas tecnologias como uma aquarela do século 21.

Material Design traz o aspecto sensorial para o design digital. Apresentado pelo Google, foi adotado rapidamente pelos profissionais de criação do mundo inteiro. As pesquisas por imagens desse tipo cresceram 909% ao ano. Exuberantes, evocativas e originais, aquarelas são particularmente adequadas para cenários naturais e vida selvagem e tiveram um aumento de 234% nas buscas. Com 106% de aumento nas buscas, os polígonos são uma ótima forma de adicionar textura a um design. Os florais, que sempre chamam a atenção, sejam buquês, flores silvestres, estampas vintage ou designs contemporâneos, tiveram um aumento de 99%.

Sobre as tendências em vídeos, os elementos clássicos, água, terra, fogo e ar surgem como o maior destaque para 2016. As marcas devem mergulhar fundo no poder da natureza.

As tendências musicais revelam que os gêneros mais baixados são os positivos e divertidos, aqueles que literalmente são música para nossos ouvidos.

Para fechar o estudo de Tendências Criativas 2016, a Shutterstock identificou as tendências sociais, com imagens que valem a pena compartilhar. As mais recentes tendências das redes sociais são: escala humana, atmosférico e cores da natureza.

O infográfico interativo foi desenvolvido com base nos dados globais de downloads e comportamento dos clientes nas pesquisas de imagens, vídeos e músicas em 2015. Os principais clientes da Shutterstock são designers, diretores de arte, profissionais de marketing, cineastas, anunciantes, blogueiros, organizações de mídia e empresas, e como tal, as suas escolhas de imagem, filmagem e música são um reflexo das atuais e futuras tendências nas indústrias de publicidade, cinema e mídia.

Infográfico: Shutterstock’s 2016 Creative Trends

Infographic: Shutterstock's 2016 Creative Trends

Se preferir, confira o infográfico completo clicando aqui.

Fonte: Ogilvy Public Relations

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.