Os vencedores do concurso World Press Photo 2016 acabam de ser anunciados, e as imagens selecionadas refletem exatamente um ano de tumulto e belezas em todo o mundo. A fotografia vencedora intitulada “Esperança em uma nova vida”, do fotógrafo australiano Warren Richardson, retrata um momento angustiante na fronteira húngaro-sérvia, quando um homem passa um bebê através de arame farpado, em agosto do ano passado. O fotógrafo esteve acampado com um grupo de 200 pessoas que tentavam atravessar a fronteira por quase uma semana, quando capturou a imagem.
Warren Richardson contou:
“Eu acampei com os refugiados durante cinco dias na fronteira. Um grupo de cerca de 200 pessoas chegou, e eles se escondiam sob as árvores ao longo da linha da cerca. Enviaram mulheres e crianças, em seguida, os pais e os homens idosos. Eu devia estar com esta equipe a cerca de cinco horas e brincamos de gato e rato com a polícia a noite inteira. Eu estava exausto na hora em que tirei a foto. Foi por volta de três horas da manhã e eu não podia usar o flash, por causa da polícia, então eu tive que usar apenas a luz do luar”.
Confira a foto:
“Esperança em uma nova vida” do fotógrafo australiano Warren Richardson, eleita a Foto do Ano, pela World Press Photo
Os finalistas foram selecionados entre 82.951 fotos feitas por 5.775 fotógrafos de 128 países diferentes. Aqui estão algumas fotos vencedoras do concurso em diversas categorias: