Shutterstock lança novidades para a pesquisa de imagens

Tecnologia conhecida como visão computacional destaca, rapidamente, conteúdo relevante para usuários

Pesquisa visual similar será lançada em breve para vídeos 

shutterstock

NOVA YORK, NY, 10 de março de 2016 – A Shutterstock, Inc. (NYSE:SSTK), líder global no fornecimento de imagens e música, lançou hoje ferramentas inovadoras de busca e pesquisa de imagens alimentadas e criadas por sua própria rede neural por convolução. A busca reversa por imagens e a pesquisa avançada por imagens semelhantes foram integralmente lançadas hoje. Além disso, a Shutterstock pretende lançar em breve as mesmas ferramentas de busca para vídeos.

A primeira aplicação desta rede neural aparece na Busca Reversa por Imagens, que oferece uma alternativa inovadora para clientes se comparada ao uso de palavras-chave para a busca de imagens da coleção da Shutterstock. Hoje, usuários podem simplesmente fazer o upload de uma foto de sua preferência, seja ela da coleção Shutterstock ou de outra fonte, e o algoritmo pesquisará e, em um instante, fornecerá imagens semelhantes à imagem original, superando as limitações da busca por palavras-chave.

“Nós estamos sempre trabalhando para criar tecnologia de ponta para melhorar nossos serviços. Com uma coleção vasta como a da Shutterstock, é crucial a capacidade de oferecer exatamente o que nosso cliente precisa com ferramentas de busca e pesquisa avançadas, dando continuidade ao nosso sucesso”, afirmou o fundador da Shutterstock e CEO Jon Oringer. “Oferecer a mesma ferramenta quando o assunto é vídeo é um avanço; e à medida que a tecnologia avança e continua a aprender e reconhecer o que está dentro de uma imagem ou clipe de vídeo é uma promessa de mais e mais possibilidades. Nós sabemos que estamos apenas na superfície, no início, na forma como usamos esta máquina de aprendizagem complexa para melhor compreender e servir nossos clientes”.

A visão computacional é a capacidade de um computador de desconstruir uma imagem em suas características primárias, tanto visualmente quanto conceitualmente, representando-a numericamente. Tal tecnologia baseia-se em dados de pixel dentro das imagens – ao invés de coletar metadados por meio de palavras-chave e tags – para ajudar a identificar e destacar conteúdo relevante.

Nossa equipe de visão computacional, que criou e testou esta tecnologia inteiramente na Shutterstock, foi contratada há mais de um ano para resolver desafios associados à busca e pesquisa visual. Uma vez que a Shutterstock é uma das líderes da indústria com mais de 70 milhões de ativos criativos, a tecnologia de visão computacional tem sido trabalhada, refinada e otimizada em sua coleção, diferente de qualquer outra empresa semelhante, com o objetivo de conquistar o mercado. Todos os dados da Shutterstock coletados em cada imagem, download e busca tem fornecido a energia e informação necessárias para alimentar esta engrenagem.

Versão antiga de imagens similares:

Example-1-Visually-Similar-Old

Nova versão de imagens similares:

Example-1-Visually-Similar-New

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.