INSPI

Os 5 redesigns de marcas mais polêmicos de 2016

Os 5 redesigns de marcas mais polêmicos de 2016

O ano de 2016 foi marcado pelos rebrands polêmicos. Se você acompanha o mercado do design, publicidade e marketing, deve ter percebido que muitas marcas já consolidadas resolveram se reposicionar por meio do design, apresentando novas identidades visuais ao público.

Acontece que algumas agradaram, outras causaram certa estranheza, gerando muitas críticas e discussões entre os profissionais criativos. Por isso vamos relembrar um pouco desses redesigns polêmicos que rolaram durante o ano.

Confira a lista:

1. Oi

oi-redesign

Criada em conjunto com as agências FutureBrand e Wolff Olins, a nova marca da empresa de telefonia Oi foi anunciada em março de 2016, causando um espanto enorme nos profissionais da área criativa. A marca veio trazendo diferentes formas que seguiam um estilo ameba, além de muito degradê (ou gradiente).

O conceito só fui divulgado dias depois, por meio de um vídeo que explicava a ideia e o dinamismo da marca. Alguns entenderam, outros não.

2. Seara

Em abril foi a vez da empresa de alimentos Seara divulgar seu novo logo. A nova marca foi considerada por muitos como um retrocesso, já que apresentou um estilo de fontes serifadas, cores flat e formas mais “duras”. Segundo a empresa, a ideia era facilitar a identificação no momento da compra e criar mais proximidade com o consumidor.

3. Instagram

O mês de maio trouxe uma das mudanças de marca mais polêmicas de todo o mundo: O Instagram mudou sua câmerazinha 3D para um ícone flat com um fundo em degradê. Além disso, toda a interface do aplicativo foi modificada.

Foi a primeira mudança significativa na marca desde 2011, quando a rede social foi criada.

4. Brasil – Governo Federal

Vindo em contra-fluxo a todas as tendências visuais dos últimos tempos, a nova logo do Governo Federal foi feita em 3D e divulgada logo após Michel Temer assumir a presidência do Brasil.

A marca que é criação do publicitário Elsinho Mouco também polemizou o mundo criativo. Além de ter sido um momento sensível para o país como um todo, alguns viram o estilo do redesign como um retrocesso gráfico.

5. Publicitários Criativos

O site Publicitários Criativos, um dos maiores canais voltados para o público criativo no Brasil anunciou sua nova marca em novembro de 2016. O projeto do designer Pedro Panetto trouxe estranheza ao público que estava acostumado com a marca antiga.

O galo foi mantido como elemento principal, porém trabalhado em um estilo stroke, construído em cima de grids e proporção áurea.

Referências: Design Conceitual

Curta o Inspi no Facebook:

Sair da versão mobile