RJ recebe o MOF: o maior evento voluntário de graffiti do mundo

Há 10 anos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense recebe o maior evento voluntário de grafitti do mundo, o Meeting of Favela (MOF). O evento será realizado no dia 11 de dezembro e reúne artistas de todos os continentes que se mobilizam para pintar os muros e paredes da comunidade Vila Operária. Além disso, o evento conta com apresentações de bandas, DJs, skatistas, teatro, artistas circenses, B-boys entre outros.

Foto: Clarissa Pivetta

 

Durante o MOF, que tem apoio da Colorgin Arte Urbana, os artistas vão de casa em casa pedindo autorização para grafitar o muro ou a parede do imóvel. Os moradores podem até escolher o tipo de pintura que será feita. No final, os muros formam grandes painéis a céu aberto. O encontro também gera renda para os moradores que prestam serviços, hospedam visitantes e vendem produtos.



Todos os artistas participantes são cadastrados gratuitamente no Facebook: www.facebook.com/meetingoffavela, e os estrangeiros, bem como os grafiteiros de outros estados brasileiros, podem solicitar uma vaga no alojamento montado na Escola Municipal Vinícius de Moraes, considerada a base operacional do evento.

Edição de 2015/Divulgação

Para 2016, o evento já tem confirmada a participação dos artistas: Manuel Gerulis (Alemanha – idealizador do Meeting of Styles), Chiara Frei (Espanha), Sebastian Schmidt / Still Same RZM (Alemanha), o grupo 12 Brillos Crew (Chile) e os brasileiros Marcelo Ment e Bruno Big. No entanto, o principal destaque será a presença de Martha Cooper, fotógrafa nova-iorquina que documentou o início da cena do grafitti e da cultura Hip-Hop em Nova York nos anos 1970 e 1980.

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.