Empresa coreana lança o primeiro smartwatch em braille do mundo

Em um mundo onde a tecnologia evolui freneticamente a cada dia que passa, é preciso pensar também na acessibilidade para pessoas que possuem deficiências, por isso a empresa sul-coreana Dot criou um projeto revolucionários que deve começar a rodar o mundo em 2017.

Trata-se do Dot Smartwatch, um dispositivo em forma de relógio, com todas as funcionalidades dos smartwatches atuais, porém com uma diferença: o Dot é o primeiro smartwatch em Braille do mundo.

O Dot exibe informações usando 4 células dinâmicas em Braille e seus usuários podem selecionar a velocidade na qual os pontos atualizam. O Dot conecta-se a um smartphone via Bluetooth (assim como qualquer outro smartwatch) e pode receber qualquer texto de qualquer aplicativo ou serviço (Messenger, Google Maps, etc.). Os usuários também podem enviar mensagens simples usando seus botões laterais. O dispositivo suporta Open API, o que significa que qualquer pessoa pode desenvolver ou adaptar aplicativos para ele.

Existem vários outros dispositivos digitais para cegos no mundo, mas a grande maioria deles funcionam por meio de som. Isso cria problemas para o usuário que tem que conectar fones de ouvido e se desligar de sons circundantes (vitais para pessoas cegas), ou tornar suas informações públicas. Além disso, os dispositivos de leitura em Braille digitais existentes são volumosos e caros.

O Dot Smartwatch está em desenvolvimento há 3 anos. Eles planejam lançar 100 mil unidades em 2017 e 40 mil no próximo ano.  Mil unidades serão vendidas no varejo em Londres por US$320.

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.