Walkman completa 38 anos de história

Há 38 anos, no dia 1º de julho de 1979, a multinacional japonesa Sony revolucionou a maneira de ouvir música com o lançamento do Walkman, projeto de som estéreo portátil que possibilitava ao consumidor levar as suas músicas preferidas para qualquer lugar. UAU! O projeto deu tão certo certo que virou febre no mundo todo, tornando-se parte da memória afetiva de milhares de pessoas. Um verdadeiro clássico.

Primeiro modelo de Walkman lançado pela Sony em 1979

Curiosidades sobre o Walkman:

– O Walkman criou um mercado totalmente novo para sistemas estéreo portáteis, e tornou-se um produto muito amado em todo o mundo. Em junho de 1989, 10 anos após o lançamento do primeiro modelo, o número total de unidades Walkman fabricadas ultrapassou os 50 milhões.

– A equipe de desenvolvimento de produto da Sony no ano de 1979 foi desafiada a lançar o Walkman antes das férias de verão daquele mesmo ano porque acreditava-se que todo jovem ia querer ouvir música a qualquer hora, em qualquer lugar. O Walkman foi apresentado à imprensa japonesa no dia 1º de julho de 1979, antecedendo as férias de verão.

– Desde o início de sua criação, o plano tinha sido vender o Walkman em todo o mundo. Foi decidido lançar o produto no exterior seis meses após a sua estreia japonesa. No entanto, houve dúvidas sobre o nome e entre as sugestões estavam “Soundabout” nos Estados Unidos, “Stowaway” no Reino Unido e “Freestyle” na Suécia. Felizmente, o nome Walkman resistiu tornando-se praticamente sinônimo de produtos de “estéreo para fone de ouvido” e até apareceu em dicionários respeitados pelo mundo afora. Em 1981, Walkman foi listado em Le Petit Larousse, um conhecido dicionário francês, e, em 1986, o nome foi incluído no Oxford English Dictionary.

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.