Quem está no começo da carreira artística, mas já criou um bom conjunto de obras, tem como próximo desafio ganhar visibilidade e alcance de um público mais amplo. Caso seja este o seu caso, chegou o momento de dar um gás na divulgação dos trabalhos, sem esquecer da possibilidade de contar com uma assessoria de imprensa, para isso.
Mas, afinal, como ela funciona? Existem empresas e profissionais autônomos de comunicação que realizam o atendimento exclusivo de artistas. O serviço de assessoria que eles oferecem ajuda o cliente ao construir uma ponte entre ele e os veículos de comunicação (jornais, revistas, portais, blogs, etc.).
A contratação de uma assessoria de imprensa pode acontecer de maneiras diferentes, ajustando-se à necessidade de cada cliente, que pode ser uma pessoa física, ou empresa. A assessoria pode acontecer apenas para uma ação ou divulgação pontual, ou durante um período mais longo, de médio ou longo prazo.
O press release é um dos componentes importantes desse processo. Trata-se de um informativo elaborado pelo assessor, que será enviado aos veículos de maneira estratégica para ser convertido em notícias, por repórteres e redatores. Confira abaixo, sete vantagens de ser amparado por um assessor de imprensa:
1. Gerar notícia
A princípio, você pode olhar os seus trabalhos artísticos e ficar em dúvida sobre como exatamente eles poderiam “virar notícia”. É justamente por isso que um comunicador pode ajudar. Ele saberá a melhor forma de identificar e destacar os seus diferenciais que, sozinhos, já podem originar conteúdo de interesse aos canais do segmento artístico.
2. Ampliar resultados
Ao utilizar uma assessoria para contatar os veículos você passa mais profissionalismo e amplia os resultados. Isso porque os assessores estão em constante relacionamento com a imprensa e já conhecem quais os canais adequados para enviar o release de cada assunto. Muitas vezes, facilita o simples fato de conhecerem os jornalistas que irão assinar o conteúdo, bem como suas rotinas de trabalho.
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3. Direcionamento
Como já sugerido acima, o assessor não irá distribuir suas informações para todos os lados, sem usar nenhum critério. Ele fará contato com os veículos que alcançam os seus públicos de interesse, gerando conexão com quem pode te trazer bons negócios e abrir os seus caminhos, como artista.
4. Ranqueamento
Ao mesmo tempo que seu nome aparece em notícias na internet, pode estar junto o link do seu site oficial (ou do portfólio). Com isso, o seu posicionamento em resultados de pesquisa irá melhorar. A assessoria de imprensa acaba por fazer as pessoas te encontrarem mais facilmente, ao subir sua posição no ranking de buscadores, como o Google.
5. Tornar-se uma fonte
Além de sugerir pautas para notícias sobre você e seu trabalho, a assessoria de imprensa amplia as suas chances de receber o contato de um jornalista, no futuro. Isso acontecerá quando ele precisar de uma fonte, um especialista da sua área para ajudá-lo em uma matéria, ou apenas de um depoimento feito por um artista com o seu perfil.
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6. Potencializar ações de marketing
Quando for planejada alguma ação de marketing, por exemplo para melhor aproveitar algum evento, exposição, ou uma data comemorativa, a assessoria é fundamental para garantir seu sucesso. Em qualquer situação que você crie (promoções, sorteios, etc.) a assessoria de imprensa poderá ser tão importante quanto a própria ação. Ela vai informar, atrair jornalistas e gerar mídia para que o público participe.
7. Gestão de crises
Em tempos de compartilhamentos na velocidade da luz, uma notícia negativa pode sair do controle! Nesse caso, a assessoria de imprensa também servirá para conseguir espaço na mídia para uma resposta ou defesa; ou apenas te orientar sobre a melhor postura, para o caso. Ela pode chegar a reverter a situação desagradável ou, no mínimo, não deixar que ela se agrave ainda mais.
E você? Já usou esse recurso para a divulgação do seu trabalho? Conta pra gente nos comentários!
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