10 frases inspiradoras de Salvador Dalí sobre arte

Conhecido mundialmente por ser um dos mais importantes pintores do Surrealismo, o artista catalão Salvador Dalí (1904 — 1989) foi uma figura excêntrica e muito notada ainda em vida. Trabalhou em parceria com grandes artistas e marcas, estava sempre presente na mídia e conseguiu se manter nos holofotes durante toda sua vida como performer.

Salvador Dali

Se você é um admirador da vida e obra de Salvador Dalí, vale a pena ler e refletir sobre as coisas que ele dizia. Por isso, essa seleção traz 10 frases inspiradoras ditas pelo artista. Confira:

“O Surrealismo é destrutivo, mas ele destrói somente o que acha que limita nossa visão.”

“Somos todos famintos e sedentos por imagens concretas. A arte abstrata terá sido boa por uma coisa: restaurar sua exata virgindade para a arte figurativa.”  

“Pintar é uma parte infinitamente minuta da minha personalidade.” 

“Quando as criações de um gênio colidem com a mente de um leigo, e produzem um som vazio, há uma pequena dúvida sobre de quem é a culpa”

“Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim.” 

“Você tem que criar a confusão sistematicamente, isso liberta a criatividade. Tudo o que é contraditório cria vida

“Aqueles que não querem imitar nada, não produzem nada”

“Eu não pinto um retrato para se parecer com a pessoa, mas sim para fazer a pessoa progredir e se parecer com seu retrato”

“Os erros são quase sempre de uma natureza sagrada. Nunca tente os corrigir. Pelo contrário: racionalize-os, compreenda-os a fundo. Depois disso, lhe será possível sublimá-los“.  

“As pessoas amam o mistério, e é por isso que elas adoram minhas pinturas”

→ Veja também: Os 10 pintores mais importantes do Surrealismo

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.