Como escolher um bom template para o seu blog

Assim como para construir um prédio é preciso pensar na estrutura de sustentação e também no aspecto visual, a situação não é muito diferente quando o assunto é saber como criar um blog.

A plataforma do blog, nesse caso, pode ser considerada a estrutura que vai comportar todo o projeto. Já o template é o que vai conferir a identidade visual do projeto.

E como para atrair leitores a imagem diz muita coisa, saber escolher um template adequado com o seu projeto é um dos fatores que podem torná-lo bem sucedido.

Não é exagero que o template é a cara do seu blog. É por meio dele que os elementos mais importantes serão colocados e organizados. É no template que o seu público vai encontrar menu, rodapé, textos e alguns recursos multimídia.

Os templates podem contemplar diversas funcionalidades para o seu blog. Há aqueles que são mais adequados para blogs pessoais, há outros ideais para blogs corporativos enquanto há aqueles que “caem como uma luva” para projetos de e-commerce.

Muitas pessoas, na ânsia de verem o projeto delas funcionar o quanto antes, não dão a devida importância para o template e escolhem o primeiro que enxergam pela frente.

É importante destacar que alguns templates podem ser gratuitos enquanto outros são pagos. Os gratuitos contam com menos recursos, enquanto os pagos apresentam mais funcionalidades e são os mais recomendados para blogs de cunho mais profissional.

O template pago e o template gratuito – As diferenças

Pagar ou não pagar? Eis a questão que eventualmente surge para alguém que está dando os passos iniciais na criação de um blog. Os templates gratuitos podem ser tentadores devido ao fator economia, por exemplo.

Por outro lado, eles são mais limitados na hora de oferecer melhores opções de customização.

Se você tem um blog pessoal eles podem ser uma boa solução, mas caso posteriormente você tenha intenções de profissionalizar esse seu espaço na internet, mudar para um template pago é uma alternativa mais viável.

A razão disso é que os templates pagos são mais completos quando o assunto se refere à customização. Com um template pago você tem condições de personalizar o seu blog de acordo com as características que considerar necessárias.

Repare que nesse tipo de template é possível encontrar uma série de funcionalidades e alternativas de layout. Alguns dessas funcionalidades são uma ampla galeria de imagens, fontes diversas e opção de tabelas.

A vantagem é que a maioria das empresas que comercializa esses templates mais profissionais disponibilizam suporte técnico para os seus clientes.

Alguns sites onde você pode se deparar com alguns templates pagos e de qualidade são o Mojo Marketplace, o Elegant Themes, o Themeforest e o Template Monster.

Créditos: Eloku / Shutterstock

A hospedagem WordPress e o uso de templates

No quesito plataforma mais recomendadas para blog e sites, o WordPress ganha de goleada. Ele é tão utilizado que algumas empresas de web hosting oferecem planos específicos para hospedagem WordPress.

Com esse tipo de hospedagem, destinada especialmente para quem tem blog ou site baseado nessa plataforma, você vai contar com mais velocidade e desempenho para o seu projeto web.

Por isso, é vantajoso você usar o WordPress e principalmente utilizar uma hospedagem de sites que conta com as características ideais para ele.

E já que o assunto são templates, confira algumas dicas que ajudarão os usuários da plataforma WordPress escolher com precisão.

Recursos principais

Leve em conta o tipo do seu projeto. Se ele for uma loja virtual, é importante que ele tenha integrações e facilidades com outros elementos que compõem o universo do e-commerce.  

Preste atenção nas avaliações

De vez em quando é importante prestar atenção no que os outros usuários tem para dizer.

Não é necessário obedecer cegamente o que cada comentário afirma sobre o template em questão, mas vale a pena olhar com carinho tanto as críticas negativas quanto as positivas.

Suporte técnico

Verifique também que o template que fisgou você oferece suporte técnico e atualizações constantes, esses dois detalhes fazem toda a diferença para o andamento do seu projeto.

Alguns exemplos de templates para criar um blog

Na hora de criar um blog  basta uma rápida pesquisa para encontrar vários templates à disposição. Confira abaixo alguns dos mais famosos e usados no WordPress.

Flash   

É um tema gratuito e tem como principais características o seu visual intuitivo. Ele é ideal para quem quer criar um site institucional ou um portfólio.

Shopera

Voltado para quem tem e-commerce, esse template se adapta perfeitamente com o famoso plugin WooCommerce, que é o braço direito de quem investe em uma loja virtual.

Spacious

Ele se destaca pelo visual minimalista, sendo bastante utilizado por profissionais que atuam como freelancers e agências de publicidade e design.

Conclusão

Adotar uma boa hospedagem de site, assim como utilizar um template de qualidade são alguns dos investimentos que podem fazer toda a diferença para que o seu blog tenha o sucesso esperado.

Portanto, na hora de escolher um template, não se deixe levar pelas aparências, analise se ele de fato tem condições de ser “a cara” do seu blog.


Share