A incrível e surreal arte de Rafal Olbinski

Nascido em Kielce, na Polônia, o renomado artista Rafal Olbinski estudou arquitetura no Departamento de Arquitetura da Escola Politécnica de Varsóvia antes de se dedicar à pintura e ao design.

Mudou-se para os Estados Unidos em 1982, onde logo se estabeleceu como um proeminente pintor, ilustrador e designer e já em 1985, passou a atuar como professor na Escola de Artes Visuais de Nova York.

As imagens exuberantes de Olbinski são mergulhadas em uma psicologia complexa. Sua arte surrealista se assemelha muito às obras do pintor belga René Magritte, devido as representações figurativas que fogem a realidade, com um leve toque disruptivo de humor.

Algo muito presente na obra de Rafal Olbinski são as representações femininas, sempre luxuosas e controversas. “Acredito que todo artista se apaixona por seu trabalho”, afirma Olbinski, “especialmente quando você pinta mulheres”. As pinturas exploram a misteriosa aura das mulheres, conversando de maneira curiosa e intensa com o espectador.

Seu trabalho com cartazes também é mundialmente apreciado, sendo ele um dos mais importantes artistas gráficos do que ficou conhecida como Escola Polonesa de Cartazes entre os anos 1950 e 1980.

Em sua longa carreira, recebeu mais de 150 prêmios, incluindo medalhas de ouro e prata da Society of Illustrators em Nova York e Los Angeles, o prêmio The Big Crit 2000 da Critique Magazine, o Oscar Internacional de Poster mais memorável do mundo Prix Savignac e o maior prêmio no campo das artes da Polônia, a medalha de ouro “Gloria Artis”.

Confira algumas obras de Rafal Olbinski:

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.