Você está utilizando todos os recursos da sua GoPro?

A câmera GoPro conquistou os esportistas e fãs de aventura. Suas principais características são o tamanho (41mm x 54 mm), peso (8g) e a alta resolução da imagem (4k), que facilitam o uso por qualquer pessoa. A GoPro foi revolucionária na categoria de câmeras de ação por permitir ser estrategicamente posicionada ao fazer imagem em primeira pessoa e captar manobras de velocidade e risco, de forma fácil e prática. Ela é também muito utilizada para fazer gravações nos ambientes em que outras câmeras não tem alcance. Além, é claro, de fazer fotografias.

Sua popularização foi tão grande, que até quem não tem afinidade com esse tipo de aventura usa o equipamento para fins pessoais e não-profissionais, como o turismo.

Mais do que clicar em um botão, a GoPro exige algum manejo para garantir a melhor qualidade para as suas recordações. Você conhece todos os recursos que ela oferece?

Foto: Fabrizio Verrecchia

Controle sua GoPro pelo celular

O aplicativo GoPro App é uma de uma extrema facilidade. Com ele, é possível baixar as fotos diretamente no seu celular, fazer pequenos vídeos e controlar a sua câmera. Ele é compatível com todas as versões do aparelho.

Faça melhor proveito da angulação

A lente da GoPro é grande angular fixa, o que permite uma entrada de luz maior. Ela consegue captar uma imagem com um campo de visão amplo, mas diminui o que estiver muito longe e a deixa abaulada.

Para fotografias, deve-se considerar a distância da câmera do objeto que deve ser mostrado. Claro que depende também da finalidade. De qualquer forma, a distância máxima ideal é de um bastão (ou pau de selfie), para que os objetos de fundo não fiquem tão pequenos.

Utilize o Modo Noturno

A GoPro não tem flash, o que dificulta o seu uso durante a noite. Você pode optar por aparelhos de apoio externos, no caso de precisar fazer fotos ou filmagens profissionais. Para uso pessoal, a câmera tem a configuração de Modo Noturno. Ele abaixa a qualidade da imagem, mas é possível fazer fotos boas. Lembre-se também de configurar o ISO no local quem que for feita a imagem.

Configuração da imagem

Um dos pontos positivos do aparelho é a captação de imagens numa resolução alta. É possível configurar a câmera para ser usada em Full HD (1080 p.) ou em 4k.

Embora a imagem em 4k seja de altíssima qualidade, deve ser considerado que ela ocupa um espaço maior da sua unidade de armazenamento. Além disso, exige um processamento bom da sua máquina, no caso de precisar fazer alguma edição.

Tipos de foto (single, timelapse, burst)

Existem três configurações de foto que podem ser capturadas pela GoPro:

1- Single: é o modo normal. Tira apenas uma foto por vez.

2- Timelapse: essa função permite tirar várias fotos clicando apenas uma vez no botão. Pode escolher entre os intervalos de 0,5 a 5 segundos entre as fotos. É ideal para fotografar em movimento. Ela só para quando  o botão é clicado novamente.

3- Burst: já o modo burst tem uma quantidade de fotos definidas – de 10 a 30 – no período de tempo escolhido – de 1 a 3 segundos. Ele encerra quando chega à configuração escolhida.

Uso na água ou areia

Carregue sempre um pano seco e que não solte pêlos quando for tirar fotos em lugares que possam sujar a lente. Tenha muito cuidado e não encoste as mãos nela.

Há quem diga que lamber a lente antes de colocar a câmera na água evita que fiquem aquelas gotas indesejáveis que estragam as fotos. Fica a dica.

Acessórios

A Gopro não é uma câmera completa e precisa de acessórios para potencializar os resultados. Além do bastão, vale investir em tripé, microfone. Para os amantes de águas, o Dome permite tirar aquela famosa foto (aquela do “Noronhe-se”), metade para fora e a outra dentro da água.

Share