As 3 melhores ferramentas para criar o seu portfólio

Já estamos naquela fase em que a internet aparece em nosso dia a dia como uma amiga inseparável, pois nos acompanha desde a hora em que acordamos até o instante em que vamos dormir.

Por isso, é na web que checamos as principais notícias do dia e da semana, assistimos nossas séries e filmes favoritos e que, principalmente, mostramos a nossa cara para o mercado de trabalho.

Uma das provas disso é o LinkedIn, que de todas as redes sociais, é aquela mais recomendada para quem quer manter contatos profissionais e ter autoridade na sua área de trabalho.

Outra vantagem que o atual contexto da web traz para os profissionais é a capacidade de ter e atualizar o próprio portfólio online.

Tudo pode começar com um site ou um blog. Sendo assim, publicitários, redatores, fotógrafos, jornalistas, músicos, designers e vários profissionais de diversos nichos devem conhecer as vantagens que sites e blogs possuem para mostrar que está no mercado.

Contudo, quando se fala em ter um site ou blog, é muito importante pensar na questão da hospedagem de site, pois este recurso é um dos elementos principais de qualquer projeto web. 

No caso de sites que atuam como uma vitrine mostrando as características e as qualidades de um profissional, uma hospedagem de sites compartilhada tem tudo para suprir as necessidades.

Esse tipo de hospedagem, em que o seu site divide o mesmo espaço em um servidor com outros sites, é o mais comum e também o mais indicado para projetos institucionais e blogs de pequeno porte que visam atuar como o portfólio.

Créditos: Georgejmclittle / Shutterstock

Ferramentas para quem quer ter um bom portfólio

Ter uma boa hospedagem de site para o seu portfólio é apenas metade do caminho percorrido, pois é necessário também mostrar qualidade e profissionalismo, afinal, diz o ditado que “a primeira impressão é a que fica”.

Sendo assim, é óbvio que você quer causar uma boa impressão para quem se deparar com o seu espaço de divulgação na web, não é mesmo?

Por isso, em um lugar que tem de tudo como a internet, com certeza não é surpresa encontrar ferramentas capazes de fazer do seu portfólio uma verdadeira chave para abrir as portas do mercado de trabalho.

Entretanto, se você quer ter um daqueles portfólios capazes de impressionar até o mais exigente contratante, conheças algumas ferramentas mais indicadas para isso. Vamos ver?

Carbonmade

Essa é uma das ferramentas mais conhecidas e a qualidade justifica a sua fama. O Carbonmade tem uma das características que é essencial para qualquer software que queira ser chamado de bom: é intuitivo.

Ou seja, qualquer pessoa tem condições de utilizar os recursos do Carbonmade, pois ele permite que o usuário crie o seu portfólio de maneira rápida e utilizando templates prontos.

Além disso, o Carbonmade permite que o usuário efetue o upload de imagens, textos e vídeos, porém, para realizar o upload de áudio e vídeo, é necessário assinar um dos planos pagos do programa.

Além de permitir que o profissional tenha um portfólio com visual próprio e diferenciado, ele também possibilita inserir as suas experiências em atividades anteriores e o que mais você considerar viável para atrair novos trabalhos.

Behance

Essa é outra ferramenta para a construção de um bom portfólio na web. Se você quer utilizar o Behance, é necessário fazer login com uma conta da Adobe ou criar uma.

Depois disso, é só você colocar a mão na massa, pois com essa ferramenta dá para elaborar um portfólio com trabalhos em texto, imagens, vídeos e áudios.

Não é por acaso que tais funcionalidades tornam o Behance a ferramenta perfeita para os profissionais que atuam como designers, fotógrafos, ilustradores e várias áreas relacionadas com a imagem.

Assim com o Carbonmade, o Behance permite dividir o seu trabalho em projetos (também chamados de álbuns), possibilitando inserir neles todo o material voltado para destacar alguns trabalhos específicos.

Outro ponto positivo é que ele possibilita embutir mídia de uma série de serviços como, por exemplo o YouTube, o Vimeo e o SoundCloud.

A vantagem disso: evita que você precise efetuar o upload dos seus projetos caso eles já estejam na internet.

Journo Portfolio

Bastante intuitivo, esse software possibilita acrescentar arquivos em PDF ou links diretos para seus trabalhos, bem como ainda permite transformar em PDF o conteúdo dos seus links diretos.

Outro benefício é que ele apresenta uma interface intuitiva e amigável também para dispositivos móveis. Ou seja, em uma época em que smartphones e tablets reinam absolutos, essa característica responsiva é mais do que bem-vinda.

Mais um detalhe importante: o Journo Portfolio ainda permite a possibilidade de manter um blog na própria plataforma.

Conclusão

Quem quer ser visto tem que estar na internet, essa máxima vale tanto para as empresas quanto para os profissionais freelancers.

Por essa razão, para que você fique no radar de quem quer contratar profissionais qualificados, experimente as ferramentas aqui citadas e mostre o comprometimento que você tem com a organização e a qualidade do seu trabalho.

Share