Site reúne rádios do mundo inteiro para ouvir ao vivo

Muita gente acredita que o rádio já era, mas será que isso é mesmo verdade?

Idealizado em 2013 pelo Instituto da Imagem e do Som da Holanda, e no ar desde 2016, o Radio Garden é um projeto holandês de pesquisa radiofônica e digital que nasceu com a ideia de diminuir as fronteiras por meio de duas das mídias mais populares do mundo, o rádio e a internet.

Interface do site Radio.garden

O site/app foi desenvolvido pelo Studio Puckey & Moniker e conta com uma interface tridimensional muito parecida com o Google Earth, na qual o usuário utiliza um recurso de geolocalização para selecionar as estações e ouvir a programação de acordo com a localidade desejada, tudo isso ao vivo. São mais de 9 mil rádios cadastradas e a ideia é expandir ainda mais.

Além de matar a curiosidade sobre como são as rádios nos mais diversos cantos da Terra, o usuário pode aproveitar o recurso para descobrir novidades linguísticas e musicais, tendo a possibilidade de explorar várias estações diferentes em um só lugar.

Logo após o lançamento da plataforma, em 2016, o desenvolvedor Jonathan Puckey afirmou em entrevista a NPR que o site vinha recebendo uma média de 56.000 visualizações de páginas por minuto, ou seja, mais de 80 milhões de acessos por dia.

Em 2019, a Radio Garden parou de ser financiada com dinheiro público e se tornou uma empresa privada, passando a contar com uma pequena equipe que trabalha para aprimorar os recursos e funcionalidades da plataforma, além de preparar novidades futuras para o projeto.

Ficou curioso? Acesse o Radio Garden e explore a vontade, é de graça!

Foto: BrAt82 / Shutterstock

→ Veja também: 10 podcasts imperdíveis para quem trabalha com criatividade

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.