Veja como está a paisagem do Windows XP atualmente

Em meados de janeiro de 1996, o jovem fotógrafo Charles O’Rear passava por uma estrada entre Napa e São Francisco, na Califórnia, indo ao encontro de sua namorada como era de lei, quando se deparou com uma cena que lhe chamou a atenção.

Acabara de cair uma chuva e os campos estavam verdejantes, com um céu azul entre poucas nuvens. Charles então sacou de sua câmera analógica Mamiya RZ67 e capturou aquele cenário.

Bliss, por Charles O’Rear – Créditos: archive.org

A imagem, batizada com o nome de “Bliss”, foi disponibilizada por Charles em um banco de imagens, o Corbis, que pertence a Bill Gates desde 1989 e existe até hoje. Lá a fotografia foi encontrada pela equipe da Microsoft, que procurava algo que transmitisse a sensação de tranquilidade e sossego, para usar como plano de fundo em seus computadores.

Em 2001, foi lançado pela Microsoft aquele que viria a ser um dos mais populares sistemas operacionais da história, o Windows XP. Cada cópia do sistema vinha com a foto como plano de fundo nativo, tornando a imagem extremamente conhecida entre os usuários de PC.

De lá pra cá, muito tempo passou, as coisas mudaram, o Windows XP já se tornou obsoleto e a famosa paisagem – que pertence a uma fazenda particular – é agora tomada por uma grande plantação de uvas. Apesar disso, ainda é possível identificar o cenário, que passou a ilustrar o que ficou conhecido como o wallpaper mais famoso do mundo.

Conheça o local em 360 graus no Google StreetView:
Créditos: Google Street View

Você pode conferir essa e outras histórias neste vídeo publicado pelo canal TecMundo em 2018. Nele são contadas como surgiram os papéis de parede mais famosos do Windows.

→ Veja também: Vídeo mostra a evolução da área de trabalho ao longo dos anos

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.