Guia rápido para decorar sua casa com arte sem gastar muito

Transforme o seu ambiente com essas inspirações artísticas e renove sua decoração

Um dos prazeres da vida é ir, aos poucos, deixando seu cantinho com a sua cara e com a sua personalidade. Para isso, um projeto é bem vindo. Pensa-se nas cores das paredes, no estilo dos móveis que irão compor o ambiente e em detalhes de finalização como a presença (ou não) de plantas ou em quais objetos enriquecerão a história que você quer contar em uma sala de estar ou em uma cozinha, por exemplo.

Quando se entra em uma casa localizado em um bairro nobre como o Jardim Paulista, em São Paulo, não é difícil encontrar fantásticas peças de arte espalhadas pelos ambientes. Uma inspiração para o seu próprio projeto, objetos como quadros, esculturas, murais, vasos e até posters revitalizam qualquer ambiente – ainda mais se combinam com a sua personalidade.

Para decorações contemporâneas

Foto: Photographee.eu / Shutterstock

É interessante pensar sobre o fato de que muitos dos estilos mais utilizados em decoração tem muito a ver com movimentos artísticos do mesmo nome. A arte contemporânea surgiu da necessidade de realizar experimentações artísticas em peças que envolviam a criatividade e o estímulo por interpretações subjetivas das peças valorizando a atitude, a ideia e o conceito da obra.

Não é estranho de se pensar que o estilo contemporâneo adotado em apartamentos traga um pouco dessa essência. Suas mistura de predominância de cores sóbrias com elementos mais chamativos são um claro convite a quadros ou composições da mesma paleta de cores de paredes que contrastam com o ambiente. E como o verbo do estilo é “ousar”, aposte em vasos, arranjos e centros de mesa com formas orgânicas e modernas que acompanham o projeto da sala.

Perfeito para o industrial e também para o rústico

Foto: Photographee.eu / Shutterstock

Estilos muito próximos no que se diz respeito à escolha dos objetos de decoração, os estilos industrial e rústico prezam por um certo minimalismo e pela escolha de abordagens mais brutas como paredes com acabamento aparente ou móveis de madeira maciça. No aconchego proporcionado por esses espaços é possível brincar com peças de pop art inspiradas nos traços das HQs dos anos 50 e 60 e elementos retrô como vitrolas e telefones antigos.

Os estilos são clean e com poucos objetos de decoração, mas permitem certa extravagância como a presença de esculturas abstratas trabalhadas em metal, madeira ou até mesmo granito – peças que trazem charme e sofisticação para qualquer ambiente.

O estilo clássico pede a arte de outro século

Foto: AWP76 / Shutterstock

Com tantas curvas e detalhes de lustres, móveis, portas, sancas e tapetes além de cores extravagantes como o champanhe, o vinho e o dourado, tudo que uma casa decorada em estilo pede é um retorno aos clássicos. Pinturas a óleo, esculturas em gesso e outras formas de arte mais tradicionais são a grande pedida aqui.

Embora um Caravaggio ou escultura de Auguste Rodin não sejam as opções mais fáceis de se encontrar por aí, existem sempre a possibilidade de encontrar réplicas no mercado ou até mesmo considerar o investimento em artistas jovens e promissores para financiar o seu trabalho e contar com peças originais em casa. Quem sabe esse não vira o seu hobby?

Foto de capa: Photographee.eu / Shutterstock

Share