Dicas imperdíveis para divulgar seu trabalho criativo

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre Austin Kleon, o autor é conhecido pelo best-seller “Roube como um artista” que traz importantes reflexões sobre criatividade. No seu próximo livro “Mostre seu trabalho! 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto”, Austin dá dicas de como promover seu trabalho criativo para que você continue seguindo em frente com muito sucesso. Separamos algumas dicas relevantes que podem te ajudar a conseguir um espaço no mundo.

Seja um amador

O amador tem muito mais chance de chegar mais longo do que o especialista. Os amadores não têm medo de errar, eles utilizam muito bem a criatividade e adoram desafiar o que não conhecem, já o especialista raramente se arrisca, pois acha que sabe tudo sobre o tema. A dica para estimular sua criatividade e chamar a atenção do mundo é esquecer o que você sabe e tentar ser o amador. Aliás, o mundo muda tão rápido que provavelmente nenhum de nós consiga se manter no posto de especialista por muito tempo.

O processo é mais importante que o resultado

Noite Estrelada, Vincent van Gogh, 1889

Pense em Van Gogh pintando Noite Estrelada, o resultado nós já sabemos que é incrível, mas não seria sensacional se pudéssemos ver como foi o processo de criação dessa obra? Os artistas possuem uma ideia errada que o processo de criação deve ser mantido a sete chaves, para que não seja copiado por outros. Pense que para uma pessoa chegar ao seu nível ou fazer o mesmo trabalho que você irá demorar muito tempo e ainda assim não será o mesmo trabalho. As pessoas gostam de saber como as coisas são feitas e quando você mostra como é o processo elas se conectam mais facilmente.

Construa um espaço online para seu trabalho

Todos concordam que as redes sociais são uma grande ferramenta para os criativos hoje em dia, mas você já pensou se todas elas acabassem algum dia assim como aconteceu com o Orkut? Por isso, ter um site para divulgar seu trabalho é uma ótima ideia. Crie um domínio e abasteça ele com arquivos e relatórios sobre seu trabalho, ao final de cada dia você terá um compilado de materiais dos seus jobs que podem ser acessados pelo público.

Use storytelling

As pessoas gostam de histórias, elas são um importante motor de valor emocional, portanto a história que você conta sobre seu trabalho afeta diretamente como as pessoas o sentem e o entendem. O storytelling pode ser uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público. É importante saber se comunicar com a audiência, seja simples, breve, direto e monte uma estrutura de história com começo, meio e fim, mesmo que você ainda não faça ideia de como será o fim.

Preocupe-se com a qualidade da sua audiência

O número de seguidores nas redes sociais não quer dizer nada, pois não adianta ter muitos olhos e nenhum coração. Preocupe-se com a qualidade dos seus seguidores. Eles gostam do seu trabalho? Interagem? Compartilham opiniões? Se a grande maioria faz tudo isso, então você se tornou uma pessoa interessante, está no caminho certo e logo colherá bons frutos.

Venda-se

Todo profissional criativo precisa pagar boletos, então não tenha medo de se vender e de cobrar um preço justo pelo job. Quando seu trabalho encontra um lugar no mundo com certeza você vai poder contar com o apoio financeiro de pessoas que gostam dele. Aposte em plataformas de financiamento coletivo para saber se seus fãs estão dispostos a abrir a carteira para você. Além disso, é importante sempre manter uma boa lista de e-mail de pessoas que admiram seu trabalho, ela pode ser muito útil em algum momento da sua vida. O e-mail é uma forma antiga de manter contato, mas com certeza está longe de morrer.

Foto: Valeriia Miller/Pexels

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.