Conheça Rafaella Tuma, a ilustradora que faz sucesso na internet com sua arte pop

Com traços finos, paleta de cores reduzida e suave, hachuras e 2d, Rafaella Tuma, natural de Ribeirão Preto, definiu o estilo de seus desenhos. A ilustradora, que já trabalhou com marcas como Rock In Rio, Gocase, Warner Bros, entre outras, gosta de abordar, em seus trabalhos, temas referentes à cultura pop, como filmes, moda, celebridades e séries.

Além de ilustrar campanhas para grandes empresas, Rafaella também faz sucesso nas redes sociais. Seu Instagram já conta com mais de 103 mil seguidores, mas o Tik Tok é onde a artista mais bomba, publicando pequenos vídeos onde mostra suas técnicas de desenho e acumulando mais de 3.4 milhões de curtidas, além de 178,7 mil seguidores.

Além de ferramentas rotineiras para artistas digitais, como Photoshop e Procreate, Rafaella, que é formada em design gráfico e utiliza essa base para aprofundar sua arte, frequentemente adiciona fotografia, edição de vídeo e animação em seus trabalhos, utilizando softwares como After Effects, Adobe Animate, Rough Animation, entre outros. “Ter trabalhado como designer me fez desenvolver técnicas como grid, paleta de cores, equilíbrio de imagens e tendências estéticas, o que utilizo no meu trabalho atual”, conta a ilustradora.

Em conjunto com a carreira de artista digital, ela também empreende com seu curso sobre gestão de carreira para artistas. Com o nome “A arte de viver da arte”, a empresária ajuda e incentiva novos artistas a viverem da carreira artística. Também são oferecidas, no material, dicas sobre como divulgar a arte nas redes sociais, para conseguir o maior engajamento possível. “Sempre recebi muitas perguntas, nas redes sociais, sobre como administrar uma carreira artística. Meu curso é uma resposta a isso”, completa a ilustradora.

Nas horas vagas, Rafaella gosta de ver séries e filmes, o que acaba refletindo em seu trabalho. The Mandalorian, Fleabag, Friends, How I Met Your Mother, Brooklyn 99, entre outras, são algumas das produções que Rafa consome. O passatempo rendeu frutos tão bons que em outubro, a Warner fechou uma parceria com a artista para uma série de ilustrações de Brooklyn 99.

O trabalho da ilustradora, porém, não se limita à obras de ficção: croquis de moda, bailarinos, retratos de mulheres e animais estão entre os temas preferidos de Rafaella em suas obras. Apesar de ter conquistado diversas campanhas e parcerias interessantes ao longo de sua carreira, a artista sonha alto e planeja expandir sua carreira como produtora de conteúdo e digital influencer.

Share