Que mensagem sua roupa transmite para o mundo?

Você já parou para pensar que nossas roupas são uma forma de nos comunicarmos com o mundo? Autores defendem que as roupas possuem três finalidades: enfeite, pudor e proteção, sendo a finalidade de enfeite a principal. Essa teoria faz sentido, pois segundo fatos, a raça humana provavelmente teve sua origem nas regiões mais quentes da terra, por isso, naquela época as roupas não eram essenciais. Continue a leitura para entender melhor sobre as roupas e sua real finalidade. 

As roupas comunicam

As vestimentas são uma forma das pessoas se comunicarem e através dessa comunicação nascem os grupos sociais. Todos nós possuímos uma autoimagem e ela é formada por itens que refletem nossos valores pessoais e sociais. Por exemplo, se você é fã de uma banda, com certeza comprará uma camiseta com o nome dela. Além disso, as cores podem dizer muito. O branco transmite que você é uma pessoa calma e esclarecida, além de poder de liderança.

As roupas têm poder

Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, as roupas podem mudar a forma como nos sentimos, nos vemos e nos comportamos, isso acontece tanto pelo significado simbólico das roupas quanto pela experiência física ao usá-las. O estudo ainda mostrou que voluntários vestidos com um jaleco branco, peça de roupa associada à inteligência e proteção, demonstraram melhor desempenho em diversos testes. Isso significa que as roupas afetaram diretamente o nível de confiança dos profissionais.

As roupas contam histórias

A nova produção da Netflix “Histórias para Vestir”, baseada no livro de Emily Spivack, mostra que podemos criar relações emocionais com as peças que vestimos e essas roupas podem ocupar espaços importantes na nossa vida.

A série documental apresenta uma sequência de relatos sobre pessoas e peças de roupas importantes, que lembram um momento divertido, um parente que se foi ou apenas que dão a força e a confiança necessárias. Cada personagem aparece acompanhado de uma peça de roupa e a história é contada a partir dela. Vale a pena assistir!

Agora que você sabe que as roupas são muito mais do que pedaços de pano, que tal tirar o pijama no home office ou colocar sua roupa preferida? Com certeza você deve ter uma.

Share

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.