Como usar a Twitch para divulgar seu trabalho

As transmissões ao vivo se transformaram na nova tendência da internet e para focar nesse tipo de conteúdo que a Twitch surgiu. O site de transmissões ao vivo foi criado em 2005 com o nome de Justin.tv com foco no streaming de games, mas em 2014 a Amazon comprou a plataforma e desde então a Twitch conquista espectadores e streamers de diversos segmentos. Ela pode ser uma ótima plataforma para você divulgar seu trabalho e ganhar dinheiro. Vem saber mais!

Atenção artistas!

Se você é um artista ou um ilustrador, a Twitch pode ser um ótimo lugar para divulgar seu talento e seu trabalho. Alguns espectadores acham relaxante assistir alguém desenhando ou trabalhando em uma obra, além disso, você pode conquistar fãs e oportunidades de trabalho, pois não há nada melhor que um vídeo ao vivo mostrando que você sabe o que faz.

Como fazer uma transmissão ao vivo

Dependendo de onde será feita sua obra é importante investir em uma boa iluminação, caso a ilustração seja feita no próprio computador é possível transmitir a imagem da sua tela. Também é importante investir em um microfone e em uma câmera de boa qualidade para oferecer uma transmissão completa e que valorize seu trabalho.

É importante que o ângulo da câmera mostre sua obra com toda a clareza possível. A visualização do seu trabalho deve ser sensível aos detalhes e tenha uma boa precisão de cores, nada pior do que seu espectador ter a visão errada do que você está produzindo.

A beleza da Twitch é que ela te dá a oportunidade de se mostrar como pessoa e não apenas como profissional, por isso é importante que você tenha duas câmeras, uma voltada para você e outra para mostrar seu processo criativo. Interaja com o chat em tempo real e crie um relacionamento forte com quem te assiste, dessa forma é provável que você conquiste muitos espectadores e trabalhos.

Como ganhar dinheiro fazendo transmissões

Para quem quer ganhar dinheiro como streamer, há várias maneiras de transformar sua transmissão em renda. Confira abaixo quais são elas.

Inscrições: o espectador fará um pagamento mensal para dar apoio ao seu canal. Os inscritos ganham acesso a seus emotes e outros benefícios que você pode definir. Para quem é assinante da Amazon é possível ser inscrito em um canal da Twitch de forma totalmente grátis.

Bits: Bits é uma forma de enviar Cheers, para demonstrar apoio no chat. O streamer irá receber US$0,01 para cada Bit usado para enviar Cheers diretamente no seu canal.

Anúncios: os anúncios geram receita para o streamer e podem ser assistidos pelos espectadores quando a página é carregada ou quando você resolver reproduzir um anúncio.

Associados da Amazon: o programa Associados da Amazon permite que você ganhe uma renda de referência ao incluir links para produtos específicos na sua página.

Extensões com Bits: as extensões de Bits podem ser usadas para dar experiências interativas no seu canal. Sempre que os espectadores usarem Bits em extensões ativadas no seu canal, você receberá 80% dos U$0,01 para cada Bit usado, os outros 20% vão para o desenvolvedor da extensão.

Esperamos que você tenha se interessado pela Twitch e quem sabe se aventure pelas transmissões ao vivo para se destacar na internet.

Fontes: Twitch, Twitch escola de criadores, Rockcontent

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.