Como a curiosidade pode te ajudar a conseguir um emprego

Menina segurando uma lupa em frente ao rosto.

Os processos seletivos para empresas estão cada vez mais complexos e difíceis, para conseguir um trabalho na área criativa é ainda mais complicado se destacar, mas segundo dados recentes, a curiosidade pode ser um ótimo diferencial. Vem saber mais sobre essa habilidade e descobrir se você possui ela.

Nascemos curiosos

Todo conhecimento se produz a partir de uma curiosidade ou de uma pergunta, isso acontece desde o conhecimento científico, desenvolvido nas teses de mestrado e doutorado, até o conhecimento mais simples e espontâneo. A humanidade cresceu como as crianças, começando a fazer perguntas, respondendo aos desafios e desenvolvendo curiosidades.

Pode-se dizer que uma criança se desenvolve à medida que satisfaz as suas curiosidades e passa a fazer perguntas. Se o homem não fizer perguntas, não encontrar desafios e não desenvolver sua curiosidade, a humanidade estaria noutro estágio.

Onde está nossa curiosidade?

Segundo pesquisa realizada pela empresa de tecnologia, SAS, que entrevistou mais de dois mil líderes de cinco setores e seis países diferentes, 60% dos líderes dizem que é difícil encontrar pessoas com as soft skills que precisa, e a curiosidade é uma delas, pois acreditam que ela gera impacto nos negócios e garante um melhor desempenho. A pesquisa também mostrou que 72% dos gerentes de RH acreditam que ser curioso é uma característica valiosa e 51% diz que essa habilidade se tornou mais importante com o tempo. Dados do LinkedIn também mostram que as ofertas de emprego que mencionam a necessidade de ser uma pessoa curiosa aumentaram 90%.

A maneira autoritária com que a sociedade vive sempre abafou nossa curiosidade e tratou ela como sinônimo de “atrevimento, enxerimento e mau costume”, mas a verdade é que se as pessoas não fizerem perguntas, dificilmente elas se desenvolverão. Agora as empresas estão percebendo a importância da curiosidade, pois ela está totalmente ligada à inovação.

Descubra se você é uma pessoa curiosa

Dados da pesquisa realizada pela Harvard Business Review, mostram que existe o Quociente de Curiosidade (QC), um índice que é levado em conta para calcular o QI das pessoas, o famoso Quociente Intelectual. Confira abaixo quais são as características notadas em pessoas curiosas.

Sabemos que a curiosidade é uma habilidade importante, não somente para conseguir o emprego dos sonhos, mas também no processo criativo, por isso, é sempre bom exercitá-la e refletir se você está fazendo perguntas suficientes ou apenas está dependendo da curiosidade alheia.

Fontes: Harvard Business Review, Forbes, Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.