INSPI

Nokia divulga seu novo logotipo após quase 60 anos

A multinacional finlandesa Nokia anunciou neste domingo que deve mudar sua marca e identidade visual pela primeira vez em quase 60 anos, lançando um novo logotipo e focando em um crescimento agressivo por meio de um reposicionamento de mercado.

O projeto gráfico do novo logotipo é composto por cinco formas diferentes que formam a palavra NOKIA. A icônica cor azul do logotipo antigo foi substituída por uma variedade de cores e gradientes, que podem ser aplicadas em diferentes formatos.

“Houve a associação com smartphones e hoje somos uma empresa de tecnologia de negócios”, afirmou o presidente-executivo Pekka Lundmark à Reuters em entrevista. Depois de assumir o cargo na empresa em dificuldades em 2020, Lundmark definiu uma estratégia com três etapas: redefinir, acelerar e escalar. Com o estágio de redefinição concluído, Lundmark afirmou que o segundo estágio está começando agora.

Embora a Nokia ainda pretenda expandir seus negócios na venda provedores de serviços, seu foco principal agora é vender equipamentos para empresas.

A Nokia planeja revisar a trajetória de crescimento de seus diferentes negócios e considerar alternativas, incluindo desinvestimentos. “O sinal é muito claro. Queremos apenas estar em negócios onde possamos ver liderança global”, disse Lundmark.

O movimento da Nokia em direção à automação de fábrica e centros de dados também os levará a enfrentar grandes empresas de tecnologia, como Microsoft e Amazon. “Haverá vários tipos diferentes de casos, às vezes eles serão nossos parceiros… às vezes eles podem ser nossos clientes… e tenho certeza de que também haverá situações em que eles serão concorrentes.”

O mercado de equipamentos de telecomunicações está sob pressão com o ambiente macro afetando a demanda de mercados de alta margem, como a América do Norte, sendo substituído pelo crescimento na Índia de baixa margem, levando a rival Ericsson a demitir 8.500 funcionários .

“A Índia é o nosso mercado de crescimento mais rápido com margens mais baixas – esta é uma mudança estrutural”, disse Lundmark, acrescentando que a Nokia espera que a América do Norte seja mais forte na segunda metade do ano.

Fonte: Reuters.com

Sair da versão mobile