INSPI

4 novas tecnologias para conhecer antes do fim de 2023

Você piscou e o fim do ano já está logo ali. Fica aquela sensação de que não dá tempo de fazer mais nada, não é mesmo? Mas calma, você ainda pode se atualizar sobre novas tecnologias antes da virada do ano.

Tem muita inovação interessante com Inteligência Artificial que veio pra ficar. Até ferramentas de análise financeira estão usando essa tecnologia. Já pensou como seria prático se toda empresa que oferece crédito pudesse ter uma análise completa do perfil de pagamento de uma pessoa desbancarizada com apenas o toque de alguns botões?

Com novas tecnologias, a lista de possibilidades só aumenta. Então continue lendo e conheça 4 novas tecnologias que vão revolucionar o seu negócio.

A importância de estar por dentro das novas tecnologias

A revolução digital é um caminho sem volta. Não há muito o que se discutir sobre isso. A não ser que venha o apagão digital tão esperado na virada para os anos 2000, a tendência é que mais e mais soluções tecnológicas surjam para solucionar problemas do seu dia a dia.

Não pense que sua empresa está isenta da necessidade de se atualizar. A concorrência hoje é imensurável. Seu negócio provavelmente oferece algo que outras milhares pelo mundo. Como se diferenciar – ou mesmo sobreviver – no meio disso?

Uma das principais respostas é: se atualizando tecnologicamente. Entender que a tecnologia vem para ajudar e não para complicar a vida das empresas é o primeiro passo. O próximo é continuar lendo esse texto para descobrir tecnologias incríveis antes das badaladas do relógio no dia 31 de dezembro.

Novas Tecnologias

Existe uma gama interessante de ferramentas que buscam tornar a sua vida mais fácil. Seja para automatizar um processo repetitivo, para acelerar ações ou para te auxiliar no gerenciamento de seu time.

Veja 4 delas que você precisa conhecer para avaliar se vale aplicar no seu negócio.

1 – Análise financeira com Inteligência Artificial

Créditos: Peshkova/Depositphotos.com

O processo de análise de risco de crédito e financeira era extremamente burocrático e moroso. Afinal, é ela quem ajuda uma empresa a determinar se deve oferecer crédito ou não para um determinado cliente. Sendo assim, é fundamental avaliar o máximo de fatores possível.

Em 2023, a Inteligência Artificial acelerou esse processo. Pela alta capacidade de processamento de dados, ferramentas como o 1 datapipe proporcionam a rápida avaliação de risco de crédito, além de detectar possíveis golpes e incluir perfis que antes eram difíceis de serem analisados: os desbancarizados. Implementar ferramentas assim no seu negócio pode ser uma forma de atingir uma nova parcela da população e diminuir os riscos do seu negócio.

2 – Chatbots

Créditos: WrightStudio/Depositphotos.com

Se você nasceu antes dos anos 2000, estava acostumado a ficar vários minutos (às vezes horas) tentando falar com um atendente no telefone para resolver algum problema. Restrito ao horário de funcionamento, você poderia ficar sem resposta por dias para resolver uma questão simples.

Um cenário desses é impensável hoje em dia. A inteligência artificial trouxe uma revolução no atendimento ao cliente: os chatbots. Com respostas 24h por dia, sete dias por semana, os clientes podem resolver as situações mais simples a partir do envio de mensagens de áudio. E essa revolução chegou em tal ponto que dá até para confundir se está conversando com um ser humano ou não. Implementá-la em sua empresa é uma forma de melhorar a experiência do seu cliente, fidelizá-lo e diminuir a fila de reclamações.

3 – Blockchain

Créditos: denisismagilov/Depositphotos.com

Normalmente, quando se fala em blockchain é comum pensarmos em criptomoedas, por ser o principal uso dessa tecnologia atualmente. Mas não é só para isso que os blockchains servem.

Para quem não sabe, blockchain é uma tecnologia de blocos de informação criptografada armazenados em uma sequência que independe de terceiros para serem verificados.

Isso traz uma alta confiabilidade para o que está ali registrado e há alguns usos que podem ser aplicados em uma empresa.

Contratos Inteligentes

Já pensou se não houvesse como alguém descumprir um contrato? É isso que um contrato registrado em blockchain faz. Conhecidos como smart contracts (contratos inteligentes), é impossível uma pessoa deixar de fazer o que está estabelecido ali.

Os acordos feitos em blockchain são autoexecutáveis e irreversíveis, o que traz segurança para as partes.

Registros de ativos reais

O blockchain é como um livro de registro de cartório. E, por isso, também tem a mesma funcionalidade que um cartório tem. Nele, é possível registrar ativos reais, como:

É um modelo digital que evita fraudes e que independe de confiar em uma instituição financeira, além de ser fácil de checar.

Votação totalmente digital

Quer garantir a transparência e autenticidade da votação de pautas importantes de sua empresa? Votos realizados em blockchain são altamente auditáveis, invioláveis e seguros. Utilizar essa tecnologia no seu negócio pode trazer mais segurança.

4 – Internet das Coisas (IoT)

Créditos: Photonphoto/Depositphotos.com

A Internet das coisas é a interconexão de equipamentos e dispositivos por meio de uma rede. É o celular que está ligado ao smartwatch, com a geladeira, a luz, a porta da casa… e por aí vai.

Mas como ela pode ajudar sua empresa? Todos esses equipamentos de IoT têm uma coisa em comum: eles trabalham e coletam dados do usuário a todo momento. Rotina, preferências, trajeto percorrido, batimentos cardíacos, dentre outros.

Se você for uma empresa de seguro de saúde, por exemplo, já consegue monitorar dados de controle de saúde e hábitos saudáveis do seu possível cliente. Isso vai trazer melhor avaliação de risco e ajuste de preços praticados.

A IoT também serve para automatizar e monitorar diferentes processos:

Seja para aprimorar seus processos ou obter mais dados sobre seu cliente, essa tecnologia já veio pra ficar.

Escolha a nova tecnologia que aprimora o seu negócio

Não adianta sair aplicando novas tecnologias a torto e a direito. Busque apoio de empresas e profissionais que adaptem as soluções tecnológicas para o seu negócio. Investir em tecnologia é coisa séria e tem que ser feita com inteligência e eficiência. Dessa forma os resultados que você irá colher com certeza serão os melhores possíveis.

Foto de Capa: Sinenkiy/Depositphotos.com

Sair da versão mobile