Ícone do site INSPI

Estilo pessoal: o que é e como identificar o seu

Autoimagem e estilo pessoal são preocupações de muitas pessoas, especialmente nos dias de hoje. Afinal, as redes sociais estão em alta, e uma variedade de novos estilos surgem com cada vez mais frequência.

Entender seu estilo pessoal é muito importante para expressar sua individualidade. Ao compreender qual é o seu, você pode montar seu guarda-roupa de maneira mais informada e assertiva. Por isso, saiba agora como identificar o seu e fique na moda!

1. Entenda o que é estilo pessoal

Entender o que é estilo pessoal é essencial para de fato montar o seu, além disso, esse fator envolve muito mais que um simples ato de escolher roupas, mas também pretende expressar quem é através da moda.

Contudo, encontrar o estilo pessoal não significa seguir tendências que podem passar rapidamente, mas sim utilizar o que realmente te faz sentir bem. Além disso, é fundamental saber diferenciar entre o seu estilo e o que está na moda. Nesse caso, enquanto seu estilo próprio reflete e manifesta a sua individualidade, o outro está ligado às tendências do momento e a influências sociais.

Nesse sentido, o estilo próprio é mais duradouro, montado com peças atemporais que refletem a identidade de quem usa. Ao entender suas preferências, será mais fácil incorporar peças que representam sua identidade e desenvolver seu próprio modo de se vestir.

2. Reflita sobre seus gostos, preferências e estilo de vida

Refletir sobre seus gostos, preferências e estilo de vida é um dos passos principais para identificar o seu estilo. Isso ajuda a montar o guarda-roupa conforme o que representa a sua personalidade.

Um processo muito importante é escolher as peças que realmente gosta. Não esqueça de selecionar desde as peças básicas e algumas elegantes para compor looks variados. Assim, você estará no caminho certo para encontrar sua identidade e expressá-la por meio da moda.

3. Inspire-se com referências de moda

Algo que pode contribuir para montar seu guarda-roupa de maneira assertiva é inspirar-se com referências de moda. Você pode conferir algumas referências em plataformas como blogs de moda ou Pinterest.

Ao ter acesso a diferentes tendências, combinações e paletas de cores, você pode identificar o que fica melhor e o que pode não combinar tanto quanto imaginava. Lembre-se sempre de que a moda é uma forma de se autoexpressar, então não deixe de optar pelo que mais se alinha aos seus ideais de estilo para compor algo único.

4. Conheça os principais tipos de estilos

Conhecer os principais tipos de estilo é essencial para definir seu estilo pessoal. Explorar os diferentes estilos inseridos no mundo da moda pode contribuir para encontrar o seu da melhor maneira. Conheça:

Tradicional ou clássico

O estilo tradicional ou clássico baseia-se na união de elementos que remonta o tradicional, mas que, ao mesmo tempo, são atemporais. Esse estilo em questão pode ser utilizado em ambientes de trabalho e em diferentes eventos.

Contemporâneo ou elegante

O estilo contemporâneo e elegante não é uma simples tendência passageira. Ele é montado com peças atemporais que unem o clássico ao moderno. Nesse contexto, ele pode se adaptar e ser reinventado conforme novas tendências e peças surgem no mercado.

Natural ou casual

O estilo natural ou casual é aquele que prioriza o conforto de quem o veste. Esse tipo de estilo normalmente é mais informal e bem prático de ser adotado, visto que suas peças envolvem as mais descontraídas, com poucas estampas e de cores neutras.

Romântico

O estilo romântico é um dos mais conhecidos. Expressam sensibilidade, elegância e um certo charme nostálgico. Caracteriza-se por tecidos e texturas suaves, estampas florais e padrões vintage, cores suaves e neutras.

Sexy ou magnético

Esse estilo em questão tem como principal objetivo evidenciar as curvas e formato do corpo. Além disso, ele costuma expressar paixão, emoção e é ideal para pessoas mais extrovertidas.

Dramático, moderno ou urbano

Para aderir ao estilo dramático, amplamente conhecido por ser moderno e exalar personalidade, é necessário adicionar ao guarda-roupa, peças oversized, jeans destroyed ou liso, couro preto, sapatos mais pesados e principalmente camisas de corte cropped.

Criativo

Para os mais ousados, esse é o estilo ideal, ao envolver a sobreposição de diferentes cores, estampas e texturas. Seu grande diferencial é que com ele é possível misturar tendências.

5. Monte moodboard

O moodboard é um tipo de mural que pode te ajudar a encontrar seu estilo pessoal de modo mais facilitado. Ele é basicamente um mural de colagens com vídeos, fotos e elementos visuais de inspiração.

Com ele, será possível escolher uma paleta de cores ideal, bem como peças, padrões e texturas que se alinhem à sua personalidade. A melhor parte é que pode fazer isso gratuitamente por meio da plataforma de design Canva.

6. Monte looks e tire fotos para analisá-los

Não basta apenas experimentar um look ou outro e se olhar no espelho. Para uma visão mais ampla sobre seu estilo ideal, é indispensável tirar fotos para posteriormente analisá-los.

Comece experimentando diferentes combinações que acredita que exalam sua essência e não esqueça dos acessórios e sapatos que reflitam sua preferência. Assim, você poderá identificar quais deles gosta mais e quais precisam de um reparo.

7. Defina o estilo que mais faz sentido para sua imagem

Após montar diferentes looks e tirar fotos para analisá-los, é hora de definir o estilo que mais faz sentido para sua imagem. Leve em consideração todas as peças utilizadas, bem como as texturas e cores para optar por aquelas que mais se alinham à sua imagem.

8. Adquira peças que tenham a ver com seu estilo pessoal

Agora que definiu seu estilo pessoal, é o momento de adquirir as peças que tenham ligação com o que escolheu. Opte por peças que ressoem com quem você é, seja através de cores que você ama, estampas que o inspiram ou cortes que acentuam sua figura.

Ao investir em itens que tenham uma conexão emocional com você, você estará construindo um guarda-roupa verdadeiramente único e fiel à sua essência. Lembre-se: a moda é uma forma poderosa de expressão pessoal, então escolha com sabedoria e vista-se para contar a sua história.

E para te ajudar nesse processo, você pode contar com ajuda. Uma dica é conferir a Curadoria +A Lifestyle da Aramis, que apresenta uma seleção cuidadosa de itens para garantir o seu conforto e bem-estar, que só vão acrescentar ao seu estilo pessoal.

9. Atualize-se com as tendências de moda e evolua

Manter-se atualizado sobre as tendências de moda e evoluir é fundamental para acrescentar novos elementos ao seu estilo e não arriscar ficar fora de moda. Afinal, independentemente do estilo, seja ele clássico ou contemporâneo, podem surgir novas peças e combinações que podem elevar o visual.

Uma das principais maneiras de seguir e se manter atualizado sobre as tendências é por meio de blogs de moda, influenciadores da área nas diversas plataformas de mídias sociais como TikTok, YouTube e Instagram, por exemplo.

Identificar seu estilo pessoal pode ser um processo simples e fácil se souber como utilizar as plataformas sociais e ideias que encontrar de maneira correta. Um ponto importante a se considerar são os estilos existentes que podem te auxiliar em sua jornada e encontrar sua identidade no mundo da moda. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Foto: Cottonbro studio/Pexels

Sair da versão mobile