INSPI

Como as estratégias do poker podem ser aproveitadas em outros games?

Ser um gamer de sucesso requer uma série de habilidades e um diferencial que faça com que você tenha sua própria identidade. Independentemente do game, conseguir impor diferentes estratégias e fazer com que seus adversários lidem com situações inesperadas com certeza é de grande ajuda para que você tenha esse diferencial.

Por isso, hoje vamos falar sobre como você pode utilizar estratégias mais comuns em um tipo de jogo, no caso o poker, para surpreender seus adversários também em outras modalidades. Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora!

O blefe

Se há uma tática que é muito conhecida do poker, essa é o blefe. Porém, apesar de parecer simples apenas “fingir”, utilizá-la bem requer diversas habilidades, como autoconfiança, conhecimentos dos adversários e, sobretudo, leitura da partida. E é a partir desse ponto que você pode utilizar o blefe em outros tipos de games.

Imagine-se em uma situação em que, em um jogo de Battle Royale, seu adversário veja você ou seu time se dirigindo em direção a eles de maneira extremamente confiante. Isso, de início, pode gerar um estranhamento, mas provavelmente vai fazer o adversário pensar que você tem armas e qualidade suficiente para o vencer.

É necessário saber usar essa tática com parcimônia, pois, se os adversários perceberem que você está blefando, ela pode não funcionar mais nessa e em partidas próximas contra as mesmas pessoas. Por essa razão, conhecer o comportamento dos seus oponentes e ter uma boa leitura da partida é sempre fundamental.

Demonstrar confiança

Um dos grandes diferenciais para se vencer no poker é ter confiança. Apenas com ela você adquire coragem para arriscar e tentar novas estratégias, além de também ser algo que fica evidente para seus adversários, ajudando a fazer com que eles pensem duas vezes antes de tentar uma jogada mais agressiva contra você.

Se construir confiança é importante para vencer no poker, o mesmo vale para diversos outros games. Imagine-se em qualquer situação na qual você não pode mostrar para o seu adversário que está com medo, seja em um game de esportes, MOBA ou Battle Royale. Mais do que apenas ter, demonstrar essa confiança pode ser o diferencial para intimidar adversários e fazer com que você chegue à vitória mais facilmente.

O jogo lento

Essa é uma estratégia muito utilizada no poker quando você enfrenta adversários muito agressivos e que tentam constantemente fazer com que você se arrisque por pressão. O que acontece é que, geralmente, esse tipo de jogador utiliza o blefe muito mais vezes do que o comum. A tática é simples: não fazer o que ele quer que você faça, mantendo-se conservador e guardando as suas melhores mãos para a hora certa.

Apesar de essa estratégia se chamar “o jogo lento”, o que ela te proporciona, na verdade, é tomar o controle do ritmo da partida de qualquer jogo. Imagine em um título de simulação de futebol em que o adversário quer fazer pressão na sua área o tempo todo. Manter a posse de bola no meio de campo irá “esfriar” a partida e dar mais oportunidades para o seu time se organizar para o ataque.

Esse tipo de estratégia é muito eficiente na maioria dos gêneros de games, sobretudo aqueles que exigem menos ação imediata, como os MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ou jogos baseados em turnos.

Créditos: DC Studio/Unsplash

Saber a hora de parar

Acontece em qualquer jogo: para um ganhar, o outro tem que perder. Por mais simples que possa parecer, entender isso é a chave para evoluir em qualquer tipo de game. Isso é uma tática muito utilizada ao jogar poker, mas que pode ser aplicada em diversos jogos diferentes.

Quando você está disputando uma partida, muitos fatores subjetivos podem influenciar no resultado: sua atenção, sua energia, seu estado de estresse e até mesmo emocional. É muito comum que, quando você perde várias partidas seguidas, esses fatores estejam influenciando. Isso pode ocorrer por cansaço, estresse ou qualquer outro motivo. O mais importante é entender que, uma vez que isso está te afetando, saber parar é importante.

Descanse, respire, distraia sua mente e faça outras coisas para poder voltar a jogar mais concentrado e mais relaxado. Pode ser que você só consiga se recompor no dia seguinte. Tudo isso é comum e, quanto mais conseguimos prestar atenção em nosso corpo e mente, melhor conseguimos desempenhar em qualquer tipo de jogo.

Foto: Jesshoots/Unsplash

Sair da versão mobile