O icônico jornalista e locutor Cid Moreira faleceu na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos, no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Internado há 29 dias, Cid se despediu deixando um legado inestimável para o jornalismo e a televisão brasileira.
Com uma carreira brilhante, Cid Moreira marcou época na TV Globo, onde foi apresentador do Jornal da Globo e do Fantástico, mas ganhou destaque nacional por suas quase três décadas à frente do Jornal Nacional. Sua voz inconfundível e seu estilo único fizeram dele um verdadeiro ícone da comunicação no Brasil.
Após a notícia de sua morte, artistas e ilustradores recorreram às redes sociais para prestar suas homenagens ao eterno apresentador. Publicações com artes e ilustrações em sua memória inundaram as plataformas, celebrando a vida e a trajetória de Cid Moreira. Confira algumas dessas homenagens:
O cartunista Guilherme Bandeira ilustrou o mágico Mister M – que teve seus especiais exibidos no Brasil e narrados por Cid Moreira em 1999 no Fantástico – emocionado ao se despedir do jornalista.
Izanio Façanha também deixou sua homenagem ao jornalista e locutor, que aparece sentado em cima de um aparelho de televisão, com uma bíblia na mão e aos pés de Jesus, em um cenário celestial.
O artista Rafael Lemos (chavesdenovo) também homenageou Cid Moreira e aifmrou “Seu vozeirão grave e inconfundível tornou-se patrimônio do Brasil!”
O caricaturista Ismécio publicou uma caricatura de Cid em sua conta no Instagram e comentou “Morre o jornalista Cid Moreira aos 97 anos e dono de uma voz marcante e inconfundível”.
O cartunista Hector Salas homenageou Cid e sua voz poderosa de forma bem humorada, e comentou “Lembrei de minha vó, que assistia ao Jornal Nacional toda noite e sempre respondia educadamente cada “boa noite” que ele dizia com sua poderosa voz”.
Cid Moreira deixará um legado eterno na comunicação brasileira, e as homenagens nas redes sociais são apenas uma pequena amostra da admiração que o público e os artistas sentem por ele. Sua voz inconfundível e seu impacto na televisão continuarão vivos na memória de todos.