Alguns hábitos parecem inofensivos para nossa saúde, mas com o passar do tempo esses hábitos podem resultar em dor, mobilidade prejudicada, maior chance de machucados, entre outros. Confira a seguir quais são esses pequenos hábitos que você precisa ter atenção.
1 – Esticar o pescoço para olhar a tela do seu celular
Em algum momento do dia nós temos esse hábito para olhar a tela do nosso celular, as consequências dele já tem até nome, o chamado pescoço tecnológico. Inicialmente o problema será um pescoço dolorido, mas pode se tornar em algo muito mais sério, desencadeando problemas sérios no pescoço, mandíbula e até dor de cabeça. O ideal é que você segure o telefone na altura dos olhos para não ter que forçar a cabeça para frente.
2 – Deixar os ombros caírem para frente
Sabe aquela chamada de atenção “arrume a postura”? Ela sempre está ligada a prática de deixar os ombros caírem para frente quando estamos relaxados. Esse hábito estica os tendões e ligamentos, o que pode causar problemas a longo prazo em seus ombros. Quando estiver sentado, faça exercícios para arrumar a postura, tente encontrar uma posição neutra, faça esse exercício sempre que notar que seus ombros estão começando a cair.
3 – Você cruza a mesma perna sobre a outra
Se você tem o costume de cruzar a perna ao sentar-se, note que você tem o hábito de colocar sempre a mesma perna em cima da outra, colocar sempre a mesma perna para cima pode fazer com que os músculos do quadril do outro lado encurtem ainda mais em resposta, o que pode limitar ainda mais a mobilidade do quadril. Quando se sentar, tente colocar os dois pés apoiados no chão e os ossos do bumbum conectados à cadeira e os joelhos alinhados com os quadris, essa é uma posição confortável e ideal.
4 – Contrair o core, a pélvis e achatar as costas
Esse hábito é mais comum para pessoas altas, normalmente temos o costume de colocar os ombros para frente e assim contrair o core, que são os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, além de contrair a pélvis e achatar as costas, esse hábito que pode acontecer tanto quando você está em pé ou sentado pode resultar em dor nas costas. Sempre que você ver que está fazendo esses movimentos, sentado ou em pé, coloque uma mão na parte inferior das costas e a outra mão na parte inferior do abdômen, perto do osso do quadril, faça o exercício de arquear e esticar as costas, o que vai melhorar a amplitude do movimento.
5 – Andar de bicicleta com o assento muito baixo
Pedalar é um ótimo exercício para o corpo e a mente e pode trazer benefícios incríveis, mas problemas podem surgir quando sua bicicleta não está configurada corretamente para as suas dimensões. Andar com o assento muito baixo, deixando seus joelhos no nível do quadril ou um pouco acima pode colocar muita pressão em seus quadris e joelhos, que pode danificar a cartilagem, causar dores na rótula e danos aos ligamentos e menisco. Quando for andar de bicicleta ajuste seu assento na altura apropriada, deixando no nível do seu quadril em pé ou um pouco acima.
6 – Dormir de bruços
Dormir de bruços pode parecer a posição mais confortável, mas só se a sua cama tiver um espaço para colocar seu rosto, assim como as mesas de massagem. Ao dormir de bruços com o pescoço para o lado isso pode criar desequilíbrios, já que os músculos do pescoço e do rosto do lado para o qual você está virado encurtarão e os do lado oposto se alongarão em resposta.
Esperamos que essas dicas te ajudem a viver uma vida sem dores e a evitar problemas futuros relacionados a hábitos simples que podem ser mudados, mas lembre-se que se o incômodo persistir é preciso procurar um profissional de saúde.
Fonte: Self.com