A UEFA apresentou oficialmente a identidade visual do UEFA EURO 2028, durante um evento realizado simultaneamente em diversas cidades do Reino Unido e da Irlanda na última quarta-feira (12). O lançamento ocorreu às 20h28, horário local, nos painéis do Piccadilly Lights, em Londres, onde o novo logotipo do torneio foi exibido em grande escala, junto aos logotipos das cidades que receberão os jogos.
O torneio reunirá 24 seleções em 51 partidas ao longo de 31 dias, prometendo transformar o verão europeu de 2028 em uma grande celebração do futebol. A nova identidade visual foi criada para expressar emoção, união e a alegria compartilhada entre torcedores, refletindo o espírito inclusivo que o torneio pretende representar.
No centro da marca, o troféu Henri Delaunay, símbolo histórico do campeonato europeu, aparece em destaque, com efeitos realistas, agora inserido em um design moderno e dinâmico, com formas que remetem a arquibancadas de um estádio.
As cores vibrantes e variadas foram inspiradas nos países anfitriões Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Irlanda e destacam o tema da conexão e da diversidade. Outro destaque da identidade visual é o uso dinâmico da tipografia, aplicada de forma irregular para transmitir movimento, energia e espontaneidade.
Leia também: Parceria entre Adobe e Premier League promete experiências digitais criativas para os fãs
“No Verão de 2028, todos falaremos a linguagem do futebol e a identidade visual é uma expressão da paixão dos adeptos, cujas vozes, cânticos e energia dão vida ao jogo.”, diz a nota oficial publicada no site do evento.
Com o visual revelado e o calendário definido, o UEFA EURO 2028 inicia oficialmente sua contagem regressiva, figurando entre os maiores eventos de futebol na década. A nova identidade visual já está em uso nas redes sociais e canais oficiais do evento.
Fonte: UEFA
