A empresa brasileira Arquivei, conhecida por sua plataforma de gerenciamento de documentos fiscais, acaba de anunciar um rebranding e passa a se chamar Qive. A mudança, além da atualização de nome, é um reposicionamento estratégico da empresa no mercado para refletir seu novo escopo de atuação, que passa a incluir também serviços financeiros.
A nova identidade reflete a entrada da companhia no segmento de soluções para contas a pagar, destacando o compromisso da Qive em oferecer inovações financeiras para o mercado B2B. A partir da integração com documentos fiscais, a empresa estabelece como prioridade trazer novas soluções para seus clientes.
Para Gabriela Garcia, Head de Marketing da Qive, o rebranding engloba o crescimento da empresa e a evolução da marca, sendo que se trata de uma redução da palavra ‘Arquivei’, tornando-a mais simples. “Simplificar é um valor importante para nós e corresponde ao nosso propósito de tornar a gestão fiscal, que é complexa para a maioria das pessoas, em algo simples, imediato e intuitivo”, diz.
A marca busca destacar sua entrega de valor única, ao capturar todos os documentos fiscais das empresas e organizar processos financeiros de forma completa, sem falhas de compliance.
Sobre o rebranding
Desenvolvido pela agência FutureBrand, o projeto de rebranding abarcou uma mudança completa em todos os elementos visuais da empresa. A cor azul dá lugar ao laranja e preto numa paleta vibrante, que foi escolhida para se destacar na categoria e comunicar inovação, trazendo novos códigos visuais que respeitam o legado e, ao mesmo tempo, apontam para o futuro.
O símbolo central da marca passa a ser a letra Q, representando qualidade e inovação, e servindo como um ícone marcante e versátil que distingue a marca. Já a nova tipografia sem serifa foi escolhida para transmitir modernidade e dinamismo. Com traços limpos e contemporâneos, ela garante clareza e legibilidade em plataformas digitais, refletindo o foco em tecnologia.
“Não vivemos a pausa nem o obstáculo. Papel parado, e-mail guardado, nota perdida: tudo na Qive encontra um fluxo. A marca também perdeu as curvas e formas orgânicas para abrir espaço para cantos mais acentuados, explorando traços na diagonal, que partem do ‘Q’”, afirma Gabriela.
O novo nome e identidade visual da Qive já estão sendo utilizados nas redes sociais e canais oficiais da marca. Para fortalecer o reposicionamento de mercado, a empresa investirá durante três meses em campanhas bem humoradas, com a participação de influenciadores, em canais como YouTube, Linkedin, Meta, redes sociais e mídia OOH. O principal objetivo é alcançar novos públicos da área financeira, desde analistas a gerentes, e empresários de todos os portes.