Coletivo MU quer transformar Montreal em uma galeria de arte urbana

Em um de meus passeios corriqueiros pela web, conheci – meio que, como quem não quer nada – o coletivo MU, de Montreal, no Canadá. Empolgado primeiramente com a estética, fui pesquisar mais sobre o projeto e descobri que os ideais do coletivo, num geral, batem muito com os ideais deste blog: Democratizar a arte. Me amarrei.

O grupo formado por dezenas de pintores muralistas quer transformar a cidade de Montreal em uma grande galeria de arte ao ar livre. “A arte desperta os sentidos, ela move e toca as pessoas, traz encontros espontâneos e significativos e sustenta a nossa relação com a cidade todos os dias” – diz um trecho da visão do grupo.

seth-3

Como surgiu o MU

Foi durante uma estadia na Filadélfia com o Cirque du Soleil, que as co-fundadoras da MU, Elizabeth-Ann Doyle e Emmanuelle Hébert conheceram o projeto Mural Arts Program e seu impacto sobre a exposição da arte, bem como o desenvolvimento social e econômico da cidade. Elas sabiam então que Montreal seria um anfitrião perfeito para um projeto como este, e foi aí que o coletivo surgiu.

Pintura de murais - Arte
Arte Mural Montreal
Murais em Montreal
MU art mural

“”Mu” é a expressão francesa para o rejuvenescimento através da troca de pele. Da mesma forma, MU deseja trazer nova vida às paredes da cidade. Os murais da MU são vibrantes, ecléticos e diversificados, evocando emoções em cada esquina e permitindo-nos ver Montreal sob uma luz diferente. MU presta homenagem à riqueza do espírito humano e laços comunitários em bairros em toda a cidade”. – Trecho tirado do site.

Coletivo MU - Murais em Montreal
Murais em Montreal
Pinturas em murais
Murais em Montreal
Coletivo MU - Murais em Montreal

Créditos das fotos: MU

Share