10 museus para visitar em Curitiba

Quem viaja para Curitiba ou vive na cidade há mais tempo tem a oportunidade de desfrutar de diversos espaços voltados para o entretenimento, como teatros, parques e centros gastronômicos.

Para quem gosta de arte, história e cultura em geral, os museus são sempre uma ótima opção de passeio, por isso selecionamos 10 museus imperdíveis para conhecer em Curitiba.

Confira a lista, faça seu roteiro e aproveite:

Museu Oscar Niemeyer

Créditos: Shutterstock

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer (Conhecido como Museu do Olho) foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. São trinta e cinco mil metros quadrados dedicados a exposições de arte, design, fotografia e eventos relacionados a cultura, além de um café para os visitantes.

Por lá já passaram exposições de grandes artistas nacionais e internacionais, como Frida Kahlo, Os Gêmeos, M. C. Escher e muitos outros.

Horário de funcionamento: 10h às 18h.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico (ver mapa)

Informações e valores: www.museuoscarniemeyer.org.br

Museu Paranaense

Créditos: Morio

Fundado em setembro de 1876, o Museu Paranaense é a primeira grande instituição histórica do Estado e terceira do Brasil.

Além das salas de exposições históricas do acervo, o Museu possui salas de mostras temporárias, biblioteca, auditório, laboratório e salas para cursos. Realiza sistematicamente cursos, palestras, oficinas e apresentações artísticas e desenvolve projetos culturais voltados a vários segmentos sociais como: idosos, estudantes, professores e outros.

Horário de funcionamento: d

Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco (ver mapa)

Informações: www.museuparanaense.pr.gov.br

Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Créditos: Everaldo Guilmann

Inaugurado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) é uma entidade mantida pelo governo do estado e conta com um acervo de mais de 1.300 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e outros tipos de obras de diversos artistas brasileiros, em especial de artistas paranaenses.

O prédio construído em 1928 é tombado pelo patrimônio histórico e por si só, já é uma atração.

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 19h, sábado, domingo e feriados das 10h às 16h. Entrada franca.

Endereço: Rua Desembargador Westphalen, 16 – Centro (ver mapa)

Mais informações: www.mac.pr.gov.br

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Créditos: Kraw Penas/SEEC

Criado em 1969, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) é o segundo MIS mais antigo do país e tem como principal finalidade, preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. Seu edifício sede, construído em 1890, é patrimônio histórico e cultural, tombado pelo Estado em 1977.

O MIS-PR possui um acervo com mais de um milhão de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes (em 8, 16 e 35 mm, VHS e DVD). Também conta com mais de cem equipamentos como rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores, e com uma biblioteca com mais de 2 mil itens, como livros e periódicos sobre cinema, fotografia, memória e áreas relacionadas.

Horário de funcionamento: de terça a sexta feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 16h

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro (ver mapa)

Mais informações: www.mis.pr.gov.br

Museu do Expedicionário

Foto: Divulgação SEEC

Se você gosta de aprender sobre guerras, esse passeio é imperdível!

Inaugurado em 1946, o Museu do Expedicionário constitui-se hoje em um dos mais completos museus temáticos brasileiros sobre a segunda guerra mundial. Seu acervo conta com uma ampla quantidade de documentos, fotografias, mapas e ilustrações. Nele estão expostos diversos tipos de materiais de guerra, como uniformes, equipamentos, armas, munições, e outros objetos que foram utilizados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha de Guerra do Brasil.

O prédio fica localizado na Praça do Expedicionário, onde também ficam expostos alguns itens ao ar livre, como um Caça Thunderbolt, um carro de combate, um Obus terra-ar e um torpedo. Para quem gosta de história, o acervo é realmente fantástico.

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10:00 às 12:00, das 13:00 às 17:00 e sábado e domingo das 13:00 às 17:00.

Endereço: Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário) – Alto da XV (ver mapa)

Mais informações: www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=156

Museu Egípcio e Rosacruz

Créditos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O Museu Egípcio é uma unidade da Universidade Rose-Croix Internacional mantido pela Rosacruz.

No Museu Egípcio há réplicas fieis de objetos relacionados ao Antigo Egito cujos originais são conservados no acervo de diversos museus europeus, egípcios e norte-americanos. Além disso, o museu é muito conhecido por manter em seu acervo uma múmia de verdade, batizada de Tothmea. Estimasse que ela seja pelo menos 500 anos mais velha que Jesus Cristo.

Horário de funcionamento:  de segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30, sábados e feriados das 10h00 às 17h00 e domingos das 9h00 às 12h00.

Endereço: R. Nicarágua, 2641 – Bacacheri (ver mapa)

Informações e valores: www.museuegipcioerosacruz.org.br

Museu da Fotografia Cidade de Curitiba

Foto: Alice Rodrigues

Inaugurado em 1998, o Museu da Fotografia foi o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina. Em seu acervo estão cerca de mil e quinhentas imagens de grandes nomes da fotografia brasileira como Sebastião Salgado, Claudia Andujar, João Urban e muitos outros, que formam uma das mais representativas coleções da fotografia brasileira contemporânea.

Horário de funcionamento: das 9h às 12h e 14h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo).

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro (ver mapa)

Informações: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-da-fotografia-cidade-de-curitiba

Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Créditos: Fundação Cultural de Curitiba

Inaugurado em 1989, o Museu da Gravura possui um acervo de mais de cinco mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Em seu acervo constam criações de Picasso, Louise Bourgeois, Andy Warhol, Kiki Smith, Tomie Otake, Poty Lazzarotto, entre outros.

Já foi palco de um dos mais importantes eventos do país – a Mostra da Gravura, que reunia os mais representativos nomes da gravura contemporânea.

Horário de funcionamento: das 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo).

O endereço é o mesmo do Museu da Fotografia: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro (ver mapa)

Informações: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-da-gravura-cidade-de-curitiba

MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba

Créditos: Fundação Cultural de Curitiba

Inaugurado em 1988, o MuMA faz parte do completo do Portão Cultural e tem o objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte do Município, reunindo aproximadamente 3.800 obras de artistas mundialmente renomados. Além do museu, o espaço Portão Cultural conta com o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital, além de Espaço de Convivência e salas para cursos e projetos de ação educativa.

Horário de funcionamento: de terça-feira feira a domingo 10h às 19h.

Endereço: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão (ver mapa)

Mais informações: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-municipal-de-arte-muma-r-portao-cultural

Museu de Arte Sacra – MASAC

Foto: Guilmann

Inaugurado em 12 de maio de 1981, o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC está instalado no anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga edificação de Curitiba e possui em seu acervo mais de 800 peças classificadas como objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal.

Horários de funcionamento: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado)

Endereço: Rua Claudino dos Santos, s/nº, Igreja da Ordem – Centro (ver mapa)

Informações: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-de-arte-sacra-r-masac

 


Aproveite as dicas e divirta-se!

Share

Designer gráfico, músico e fundador do INSPI. De Curitiba para o mundo!

Comentários no Facebook