7 profissões que estão em alta na área criativa

O termo “Criatividade” há muito deixou de ser exclusivamente destinado a artistas. Cada vez mais as empresas vem aplicando métodos criativos e estimulado seus funcionários a pensar diferente. A finalidade principal é atingir os resultados que costumam acompanhar um time criativo, resultados esses definidos por outros termos como “inovação”, “diferencial” e mesmo “renovação”.

A influência da criatividade na realização de mudanças significativas para as empresas é o principal motivo pelo qual empregadores se interessam por profissionais que tenham capacidade de pensar diferente e que cultivam a imaginação para solucionar problemas. A velocidade com que o mercado se transforma requer profissionais capazes não apenas de acompanhar esse movimento, mas também entendê-lo e utilizar as ferramentas e ideias mais adequadas para navegá-lo.

Você se considera um profissional criativo? Se ainda não, gostaria de se tornar um? Então veja abaixo uma lista das 7 profissões que estão em alta no setor e aproveite para conferir as vagas de emprego em cada carreira.

Designer de Games

O Designer de Games atua desde a concepção dos personagens e cenários até a modelagem 3D e estudo do roteiro. É responsável também pela adaptação do jogo para as diversas plataformas.

Uma carreira promissora considerando que o Brasil já é o 4º maior consumidor do mercado mundial de games e o 12º entre os países que mais geram receita no setor. E o melhor: a oferta de vagas hoje é maior do que a quantidade de profissionais, o que significa uma área aquecida com altos salários.

De acordo com a nossa ferramenta de análise, que examina os salários das vagas disponíveis no nosso site, o salário médio do Designer de Games hoje é de R$3.950, aproximadamente 120% maior que a média salarial brasileira. Acesse as vagas disponíveis na área clicando aqui.

Web Designer

Combina design e programação para criar produtos digitais, como aplicativos, sites, portais e plataformas. Seu objetivo é construir algo visualmente atrativo e, ao mesmo tempo, de fácil utilização, direcionado à experiência do usuário (UX).

A chave para se tornar um web designer de sucesso é estar atualizado em relação às novas tecnologias e conhecer bem o público para quem está criando. Quais são as características e hábitos das pessoas que utilizam ou irão utilizar seu produto? Assim é possível atender o maior desejo da geração: ter acesso a produtos e serviços extremamente personalizados.

Acesse as vagas disponíveis na área clicando aqui.

Vloguer/Youtuber

Trabalhar de forma independente, definindo seus próprios horários e produzindo seu próprio conteúdo para um público fiel soa como o trabalho ideal, não é? Por isso a carreira de vloguer tem atraído a atenção de tantos jovens, que gravam, editam e postam vídeos online na esperança de tornarem-se os próximos influenciadores digitais.

Mas para transformar essa vontade em carreira é preciso mais do que uma câmera e uma ideia criativa. É preciso ter boa dicção, noção de edição de vídeos e, de preferência, um diferencial que destaque a sua ideia das milhões de outras que já estão online. Além disso, é importante estar atento às políticas da plataforma onde pretende divulgar seu trabalho e ao perfil do seu público, a fim de produzir conteúdo atrativo.

Diretor de Arte

Pode atuar em diversas áreas, como publicidade, cinema, Internet, games, entre outras. Sua função, contudo, é a mesma em qualquer que seja o setor: concepção da identidade visual de um projeto, com base em muita pesquisa.

O Diretor de Arte precisa ser inventivo, estudar bastante a área de design e ter habilidades de liderança, além de forte interesse por aprendizado constante, afinal, quanto mais informação recolher sobre assuntos gerais, mais rico será seu trabalho, pois conseguirá buscar referências em seu conhecimento e experiências. Por isso a curiosidade é característica essencial para o cargo.

Acesse as vagas disponíveis na área clicando aqui.

Roteirista

É um maestro para os projetos. Cria narrativas e diálogos da história de um vídeo, filme, peça de teatro, jogo etc. O roteiro é um guia e, portanto, o roteirista dá a direção para seu time. Assim, deve ter conhecimento profundo do projeto e participar desde o seu princípio.

Com a expansão dos vídeos na Internet e do mercado de games, esse profissional está entre os mais procurados pelas empresas. É valorizado na área criativa por ser capaz de traduzir emoções, envolver o público e estruturar ideias para as telas.

Acesse as vagas disponíveis na área clicando aqui.

Fotógrafo

Seja qual for a área de atuação – fotojornalismo, publicidade, cobertura de eventos, etc – a criatividade é parte essencial do cotidiano desse profissional.

Com cada vez mais espaço para divulgação de seus trabalhos na web, os fotógrafos ainda têm grande demanda no mercado e devem continuar valorizados por um bom tempo.

Acesse as vagas disponíveis na área clicando aqui.

Especialista em Design Thinking

O Design thinking pode ser definido como uma ferramenta muito útil na criação de estratégias de negócios, já que leva o “modo de pensar do design” para o mundo corporativo. Essa forma de encarar os negócios com mais criatividade está sendo implementado cada vez mais por empresas inovadoras.

O profissional especializado em Design Thinking é o responsável por mudar a forma como os colaboradores encaram as tarefas de uma empresa, passando a valorizar quesitos como empatia, colaboração e experimentação, além de auxiliar nas tomadas de decisão.

 

E então, qual área melhor se encaixa no seu perfil?

Escrito por: Bruno Saes – Redator e Analista de Conteúdo do Grupo Impacta

Fonte: Adzuna | Capa: Shutterstock

 

Share

Em atividade desde 2013, o Inspi é um blog de entretenimento criativo voltado para temas como arte, design, cultura, estilo de vida e inspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *