Preto e Branco: Como escolher um esquema de cores no WordPress?

Um fato bastante interessante no qual as pessoas não param para pensar é que quando os computadores surgiram as suas telas eram pretas com letras em verde. No início dessa tecnologia que revolucionou a vida na Terra, as aplicações e as ferramentas ainda estavam apenas começando, por isso não havia ainda possibilidade de gerar luz controlada em vários tons, apenas em verde. Esses primeiros monitores eram chamados de monocromaticos. Mas, com os avanços tecnológicos os monitores foram capazes de ter fundo branco e também varias cores, e hoje é possível criar as mais diferentes artes e designs usando a tela do computador. Se você ainda está em dúvida sobre como escolher um esquema de cores no seu novo site em WordPress, principalmente no quesito cor de fundo de tela, nós temos algumas dicas para te ajudar e deixar este processo mais fácil para você. Veja abaixo:

Preto ou Branco: Qual usar?

Créditos: unsplash.com

A plataforma WordPress te dá total liberdade para escolher como vai ser o fundo do seu site, o que pode ser até mesmo uma figura ou uma cor. A primeira coisa que você deve pensar é que o seu site deve ser facilmente legível, afinal, ele deve ser o seu principal canal de comunicação com o seu público-alvo no mundo digital, conectando também seus leitores com todas as suas redes sociais. É importante também ressaltar que a qualidade de navegação de qualquer site influencia o seu posicionamento nos principais sites de busca, tal como o Google, definindo dessa maneira o tráfego e a performance dele dentro da internet. Sabendo disso, a WordPress já apresenta alguns modelos de cores de sites criados e tem até mesmo algumas sugestões de acordo com o nicho de atuação e da aplicação que o site vai ter. Abaixo mostramos como decidir se deve usar o fundo branco ou fundo preto.

Por que usar fundo preto?

Créditos: pixabay.com

Segundo uma pesquisa do site ProBlogge, 10% das pessoas que responderam preferem um template de fundo preto. O fundo preto geralmente é utilizado quando o site propõe algum tipo de experiência recreativa para o usuário, criando uma sensação de conforto e de aproximação, como é o caso da Netflix, que tem o fundo preto para deixar mais fácil de assistir os filmes e ler as legendas. Além disso, quando um website não tem muito conteúdo escrito, por exemplo, a melhor opção é usar um fundo preto, já que isso não prejudica a leitura e também fica mais elegante e sofisticado. Isto pode ser visto no site da Betway, que usa fundo preto por ter mais imagens e vídeos do que textos, e também para fica em sintonia com o visual sofisticado que os cassinos da vida real têm. Este não é apenas o único exemplo de buscar na cor preta uma imagem de refinamento. A grande maioria das marcas de luxo dos mais variados segmentos usam o fundo preto, principalmente dentro da indústria automotiva, como a Mercedes- Benz. Portanto, em resumo, o fundo escuro é mais recomendado para empresas e para negócios nos segmentos de entretenimento e de luxo, trazendo uma boa visualização do conteúdo, valorizando o design acima de tudo.

Por que usar fundo branco?

Créditos: unsplash.com

Já segundo esta mesma pesquisa do site ProBlogger, 47% das pessoas que participaram preferem um template de fundo branco. Com o fundo branco,os textos devem ser escuros, e este é o esquema de cores mais utilizado no WordPress, já que geralmente já vem como padrão estabelecido. O site da Amazon, hoje a e-commerce mais importante do mundo e também um dos maiores sites da atualidade, usa um fundo claro, e todos os produtos vendidos na Amazon seguem a regra de fundo branco restritamente. Além disso, praticamente 100% dos blogs que estão catalogados no serviço Bloglovin apresentam um fundo branco pois lidam o máximo possível com informação e também precisam mostrar clareza, oferencendo um visual limpo para os seguidores. Mais um exemplo é o caso de todos os grandes jornais e revistas online, que tentam imitar a impressão na tela de um computador ou de qualquer outro eletrônico para leitura. Portanto, o fundo branco é indicado mais para pessoas com sites mais intimistas, como os blogueiros e os influenciadores digitais, e para os negócios que precisam passar informações mais relevantes do que as suas imagens e as suas fotografias.

Exemplos de sites que misturam os dois fundos

Como o fundo branco e o fundo preto tem utilizações específicas, em algumas casos eles podem ser aplicados em conjunto, para trazer uma experiência ainda mais completa para o usuário, garantindo tanto uma visualização de texto como também uma visualização de imagem. Nesta exposição fotográfica, os fundos brancos e pretos das telas mostram o poder de usar as duas cores no meio da arte. Um dos exemplos de sites que misturam os dois fundos é da empresa de tecnologia americana Apple, já que ela precisa tanto apresentar as informações de forma clara, mas também garantir que o design de seus produtos seja valorizado o máximo com o fundo preto. Esta é uma tendência tão crescente que o site internacional Intechnic tem uma lista com mais de 50 dos melhores sites que usaram fundo preto e branco em 2017. O site também já está selecionando os sites neste mesmo estilo para o ano de 2018. Esta é uma ótima escolha para quem quer trazer as qualidades de cada um dos fundos.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a escolher o melhor esquema de cores no WordPress. Pense sempre nessas especificações de cada um dos fundos, tanto o branco como o preto. Se você gostou do artigo, deixe o seu comentário e também compartilhe em suas redes sociais.

Capa: pexels.com

Share

Em atividade desde 2013, o Inspi é um blog de entretenimento criativo voltado para temas como arte, design, cultura, estilo de vida e inspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.