7 Livros com histórias baseadas em crimes verdadeiros

Ao contrário do que muitos possam pensar os livros no seu formato tradicional se encontram em franco crescimento e quem é fã de um bom livro ou os coleciona nunca os irá substituir por versões digitais para ler num tablet, smartphones ou e-reader. Não só pela adaptação ao cinema ou à televisão continuamos assistindo a um grande aproveitamento e transformação do conteúdo de obras literárias para outros meios e que acabam sendo um enorme sucesso.

Dentro dos compradores de livros em todo o mundo a grande maioria são mulheres e os top 5 de gêneros de livros preferidos pelas mulheres são: livros esotéricos/espirituais, culinária, romance, eróticos e de crimes. Ora se os mais recentes sucessos de cinema que são adaptações de livros e dos próprios resultados de venda dos livros no mostram isso se torna, contudo, surpreendente encontrar os livros de crimes nesse top escolhido pelas mulheres. Muita gente pode se perguntar como as mulheres consomem livros de crimes mas o que isso nos demonstra é que na verdade existe um paralelismo muito direto entre os sucessos televisivos e cinematográficos e os de literatura mas que as histórias que acabam se baseando na realidade ou em experiências reais são as que mais se incluem nesses sucessos. Mas sendo os livros de crimes tão populares nos dias que correm, ficamos com 7 exemplos de livros baseados em crimes reais que prometem colar os fãs da primeira à última página:

1 – Eu Terei Sumido na Escuridão, de Michelle McNamara – Baseado na história verdadeira do Golden State Killer, a escritora se baseou em relatórios policiais e relatos de testemunhas para criar um enredo tão bem escrito que se traduziram em vendas acima do esperado.

 

2 – Nó do Diabo, de Mara Leveritt – O livro retrata um caso polémico em que três jovens são acusados de matar 3 meninos por causa de uma seita. Depois de presos há várias décadas, novas provas e revisão dos testes de DNA foram sempre inconclusivos, permanecendo sem solução até hoje.

 

3 – O Animal mais perigoso de todos, de Gray L. Stuart e Susana Mustafa – O livro de memórias de um homem que descobre que o seu pai é o lendário assassino do Zodíaco. Além de revelar o nome o assassno o livro ainda traça um perfil psicológico do assassino mas que até hoje o caso permanece sem resolução.

 

4 – Mindhunter, de John Dougals e Mark Olshaker – John Doulgas trabalhou como agente especial do FBI por mais de 2 décadas e conseguiu entrevistar pessoalmente assassinos como Charles Manson, Ted Bundy ou Ed Gein, por exemplo. O livro retrata os bastidores de alguns dos casos mais misteriosos, horríveis e desafiantes da agência.

 

5 – Manson, a Biografia, de Jeff Guinn – Um dos assassinos mais brutais da história tem sua história contada num tom intimista e que revela bastante da personalidade e motivos que o levaram a cometer tais atos.

 

6 – American Crime Story: O Povo contra O. J. Simpson, de Jeffrey Toobin – Quando uma super estrela de futebol americano é preso e acusado pelo assassinato de sua própria esposa e de seu amigo a facadas, se gerou uma cobertura mediática e da imprensa que não teve igual. O livro apresenta algumas observações e informações tão detalhadas e precisas que ajudam a perceber como o acusado foi considerado inocente num julgamento que todo o mundo o considerava culpado.

 

7 – O Segredo dos Corpos, de Dr. Vincent di Maio e Ron Franscell – O Dr. Di Maio é um dos mais renomados cientistas e investigadores forenses dos Estados Unidos. O autor, com sua experiência analisa e ajuda a interpretar o que aconteceu com alguns dos assassinatos mais conhecidos e misteriosos da história de uma perspetiva nunca antes contada.

 

Esses são apenas alguns dos livros que se baseiam em crimes verdadeiros e que provam como a necessidade de entender comportamentos e o que de fato aconteceu em determinados casos é fundamental para levar as pessoas a comprar esses livros e porque eles acabam sendo os preferidos de milhares de pessoas em todo o mundo.

Créditos da imagem: Oleg Golovnev / Shutterstock

Share

Em atividade desde 2013, o Inspi é um blog de entretenimento criativo voltado para temas como arte, design, cultura, estilo de vida e inspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.