36 Days of Type – Conheça o projeto do designer Diego Carneiro

O desafio tipográfico 36 Days of Type é um projeto colaborativo que acontece todo ano em parceria com a Adobe, convidando designers, ilustradores e artistas gráficos a interpretarem de maneira particular as letras e números do nosso alfabeto. Os participantes são desafiados a criar uma letra ou número por dia durante 36 dias, mostrando o resultado da capacidade de representar simultaneamente os mesmos símbolos de milhares de perspectivas diferentes. Os “36” dias correspondem às 26 letras do alfabeto latino (A – Z), além de dez algarismos (0–9).

Entre tantos projetos incríveis, o designer brasileiro Diego Carneiro desenvolveu um fantástico alfabeto por meio da exploração de diferentes estilos e ferramentas, trazendo a cada letra uma proposta única e diferenciada, que vai do grunge ao clássico, do analógico ao digital e assim por diante. “A minha proposta foi trazer estilos de letras e ferramentas distintas para cada dia do desafio, explorando e experimentando ao máximo tudo o que aprendi nos últimos anos com a prática da tipografia.” contou Diego.

A criação passou por processos que vão desde um simples traço com uma ruling pen até GIFs e vídeos mais complexos utilizando softwares, artes vetoriais, texturas com pincel, penas caligráficas, colagem, giz e muitas outras ferramentas, buscando com isso uma forma de sair da zona de conforto e superar o bloqueio criativo.

O alfabeto completo

“Esse desafio rola todos os anos mas nunca conseguia participar por causa da correria da vida de freela, muito trabalho e pouco tempo livre. Neste ano eu me programei melhor e consegui participar e foi um desafio pessoal muito grande já que eu estava passando por um momento de muito bloqueio criativo, não estava conseguindo praticar caligrafia e nem desenvolver projetos pessoais. O fato de se obrigar a criar e postar uma letra por dia foi libertador, pude testar, experimentar e aplicar tudo o que eu sabia de estilo, técnica e ferramenta. Alguns dias com mais tempo podia criar algo mais elaborado, mas em outros dias tinha que correr e fazer algo mais simples pra não perder o prazo.” explicou Diego Carneiro em entrevista ao INSPI.

Confira o alfabeto completo:

Letras

Números

→ Confira o projeto completo no Behance
→ Siga Diego Carneiro no Instagram

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.