16 September, 2019

Principais tendências de cores em 2019

Todos os anos, a indústria têxtil, os designers e os publicitários meio que escolhem algumas cores para tornar tendência e elas se viram as queridinhas do mercado mundial. Às vezes, fica até difícil conseguir achar materiais ou vestimentas em cores diferentes.

Nem sempre esta escolha obtém um sucesso que se destaque. O lindo Ultraviolet de 2018 “flopou” incrivelmente no Brasil, por exemplo. Apesar de belo e de ter muitas variações com uso diversificado, os brasileiros não compraram a ideia e os produtos mofaram nas prateleiras.

O ideal, segundo muitos entendidos do assunto, seria não apostar numa tendência única, num ano monocromático. Por isso, em 2019, as apostas são variadas. A paleta de cores se ampliou e o consumidor e a indústria puderam adequar seus produtos as cores da temporada com maior flexibilidade.

Nem precisa se preocupar se você for do tipo conservador – ou se seus clientes forem – porque sempre vai haver espaço para cores tradicionais. O azul é uma das cores mais usadas em segmentos ligados à comunicação, por exemplo. E esta escolha segue plena e absoluta, entra ano e sai ano, sem aderir a modismos. Conheça as apostas de 2019/2020:

Coral

Esta foi a aposta da Pantone para 2019, a mesma que escolheu o Ultraviolet ano passado. Mais forte que o rosa e mais suave que o vermelho, a cor já está sendo vista até mesmo em smartphones, como o novo Iphone, e pode ser encontrada em muitas combinações estilosas, como com o azul marinho.

Créditos: Pantone

Neon

Sim, ele continua. Aplicado as mais diversas cores, o vibrante e chamativo neon continua em voga no design e na moda. Publicitários usam e abusam, colocando esta tendência até mesmo nas logomarcas de seus clientes. Existe uma visão de que o neon incorpora elementos modernistas e ou futuristas no design, por isso muitas empresas ligadas à tecnologia preferem incorporar as cores em tom neon as suas marcas.

Créditos: YIUCHEUNG / Shutterstock

Rosa

Esta moda parece que veio pra ficar. Geralmente num tom pálido, pastel, mas suas variações também encontram nicho no mercado. O rosa conquistou o mercado de gadgets, principalmente no campo dos celulares e tablets. Alguns estudiosos mais brincalhões apelidaram o tom de rosa usado nos eletrônicos de “Rosa Milennial”, por fazer muito sucesso entre os membros desta geração.

Créditos: Berneck

Verde Lima

Este tom encontrou um nicho preferencial na indústria da moda, principalmente nos acessórios. É quase impossível encontrar um tênis sem elementos com esta cor atualmente. Ela é associada pelo mercado com a criatividade, a vivacidade e ao frescor das novidades.

Elementos naturais também costumam usar o verde e, por causa da tendência atual, acabam utilizando o verde lima em seus produtos. Acreditam que ela possua uma espécie de poder energético maior. Teria também uma capacidade imbatível de convencer o consumidor.

Créditos: ZaZa Studio / Shutterstock

Tons Terra

Neutras, combinando com tudo, os tons terra conquistaram seu lugar aparentemente para sempre. Há uma conexão imediata com a natureza, produzindo uma espécie de relaxamento à vista. Elementos terra podem ser associados ás mais diversas indústrias, é uma aposta quase certeira.

Créditos: Suvinil

Dourado

O uso do dourado induz àquele que observa o design do produto a associá-lo à riqueza, ao luxo, ao que é especial. Por isso sua utilização deve ser específica, dependendo do produto e do público a quem o produto vai ser dirigido. O uso indiscriminado do dourado pode ter efeito contrário ao que se deseja, tornando aquilo que deveria ser distinto em algo Kitsch. Detalhes em dourado valorizam o produto. O uso excessivo não. Combiná-lo ao preto ou ao branco faz tudo ficar mais chique e elegante. Confie em seu bom gosto ao utilizá-lo.

Créditos: Misha Beliy / Shutterstock

Capa: REDPIXEL.PL / Shutterstock

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