Currículo: 10 dicas e aplicativos para te auxiliar a não errar na hora de montar o seu

Entrar no mercado de trabalho tem se tornado cada dia mais difícil devido à situação em que nos encontramos. A economia vai de mal a pior, a taxa de desemprego subiu para 13,3 no ano 2020 e não há data prevista para melhora. 

Por outro lado, existem muitas áreas que com a pandemia estão crescendo e empregando uma quantidade significativa de trabalhadores. E para conseguir entrar no mercado com facilidade o primeiro passo é ter um currículo objetivo que convença os recrutadores que você está apto para ocupar a vaga. 

O objetivo do currículo é passar o máximo de informações ao seu respeito para convencer os recrutadores de que você é o candidato ideal para a vaga de uma forma clara e objetiva. 

Todas as informações devem ser completas e minimamente acertadas. Informações precisas que resumem sua carreira e experiências profissionais. Para isso, aqui vão algumas dicas para não errar na hora de montar o seu currículo.

Aplicativos para te ajudar a montar currículo

A seguir, vamos mostrar alguns aplicativos e soluções para te ajudar a montar o seu currículo. 

1. Word

Ótima opção de editor de texto que não é especificamente um aplicativo, mas que disponibiliza vários modelos para quem quer um currículo prático e rápido. Existem nele vários modelos de currículo que já vêm pronto facilitando na hora de inserir suas informações.

2. Go2job

Aplicativo que disponibiliza modelos de currículo prontos e preenche o currículo de acordo com os dados fornecidos, disponibiliza templates gratuitos, facilidade em colocar foto e definir o tamanho da margem

3. Canva

Ferramenta de design gráfico simplificado para aqueles que têm dificuldade com edição, como modelos de currículo atuais e simples. Ideal para aqueles que querem surpreender os recrutadores.

4. Google docs

Ferramenta que oferece currículos prontos no celular para os que não sabem por onde começar e precisam de versões simples e autoexplicativa.

5. Kickresume

Plataforma online que pode ser acessada a partir de qualquer navegador com ótimos recursos para elaborar currículo com possibilidade de login no e-mail ou redes sociais

6. Faça seu currículo 

Ferramenta gratuita e online desenvolvida pelo serviço nacional de aprendizagem industrial com recursos para criar um currículo fácil e rapidamente

7. CVAssistant

É um software para computador que não exige cadastro e oferece ótimos recursos para criar um currículo objetivo e organizado.

8. CVmaker

Plataforma online que elabora currículos de acordo com os dados do usuário. Acessível por qualquer navegador.

9. VisualCV

Ferramenta online de interface sofisticada acessível para navegador que pode criar currículo organizado em diferentes layouts. Armazena dados pessoais, acadêmicos, profissionais e pode também importar informações de documentos

10. Resume.io

Também disponível para navegador é uma plataforma com dezenas de modelos de currículos e opções de personalização com etapas intuitivas e marcadores indicando porcentagens de resumo e de informações.

Outras dicas para facilitar na hora de montar seu currículo 

A seguir você verá algumas dicas que vão além do currículo e que são essenciais para causar uma boa impressão. Confira! 

O uso da foto no currículo 

Uma das grandes dúvidas dos candidatos na hora de montar o currículo é sobre colocar ou não uma foto. O recomendado é que só seja colocada uma foto se for exigência da empresa, que nesse caso deve ser limpa, com formato em 3×4 com um sorriso discreto que transmita simpatia e carisma

Informações acadêmicas 

As informações acadêmicas devem ser apresentadas no currículo em ordem cronológica decrescente, da mais antiga para a mais recente constando o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão. 

Para o mercado de trabalho, a formação acadêmica também engloba cursos técnicos, graduação, MBA, mestrado, doutorado, cursos de curta duração, idiomas, etc.

Informações adicionais 

As informações adicionais devem aparecer no fim do currículo. Entretanto, verifique se essas informações são de fato relevantes para a empresa como certificados, cursos, idiomas, intercâmbios, interesses, prêmios, voluntariado, etc.

Erros que devem ser evitados na hora de montar seu currículo

Logo abaixo, vamos ver alguns pontos que devem ser evitados para não causar má impressão e até mesmo te desqualificar. 

Visual chamativo

Se a vaga não é para trabalhar em uma área criativa como em uma agência de publicidade, é bom tomar muito cuidado para não tirar a sobriedade do currículo. Essa dica vale especialmente para vagas administrativa, jurídica, contabilidades. Evite layouts muito coloridos com letras em cores diferentes

Pretensão salarial

A pretensão salarial precisa ter destaque no seu currículo, pois certamente será uma das primeiras informações que o recrutador verificará, por isso precisa ficar clara da melhor forma possível no currículo 

Tamanho e formato adequados para currículo 

Use no máximo 1 folha sem capas ou envelopes para não passar uma imagem de ser prolixo e pouco focado. Lembre-se que o recrutador terá uma pilha de currículos para analisar além do seu e provavelmente não terá tempo a perder com detalhes que são irrelevantes. 

A fonte escolhida deve ser simples como Times New Roman, Arial ou Verdana com o tamanho entre 10 e 12 para que não fique ilegível.

Falta de experiência 

Na falta de experiência comece pelas informações pessoais que provavelmente serão os primeiros a serem analisados pelos recrutadores no seu currículo: 

  • Endereço, incluindo cep
  • Idade
  • Estado civil
  • Formas de contato como celular, telefone residencial, e-mail
  • Endereços de redes sociais

Atenção aos erros de ortografia 

Se atente aos erros de português no seu currículo que podem te fazer perder pontos de primeira com o recrutador. 

Isso porque os erros podem indicar que você não tem domínio do idioma e possivelmente cometerá esses erros quando estiver se comunicando com um cliente ou até mesmo redigindo um documento para a empresa. Então se atente principalmente à: 

  • Digitação: Erros de digitação são os mais comuns no currículo e embora pareçam bobagem podem sim fazer um candidato ser considerado desatento e perder pontos na avaliação. 
  • Pontuação: A falta de pontuação correta no texto ocorre com muita frequência e isso pode não transmitir credibilidade. Por isso, opte por frases curtas e objetivas. 
  • Vírgula entre sujeito e verbo: Nunca separe o sujeito do verbo, pois é um erro considerado grave que demonstra falta de domínio da linguagem escrita. 
  • Plural: Mais um dos erros básicos que acaba prejudicando alguns candidatos é não utilizar o plural de forma correta, tanto no uso do “S” quanto na concordância verbal. 

Verbo haver: Alguns candidatos tropeçam nessa hora ao esquecer que “haver” no sentido de existir não tem sujeito por isso fica sempre na terceira pessoa.

Finalizando a montagem do seu currículo 

Por fim, confira como você pode concluir o seu currículo utilizando algumas dicas básicas: 

  • Termine seu currículo com informações adicionais ou considerações finais;
  • Não há necessidade de assinar o currículo já que seu nome estará no cabeçalho;
  • Salve seu currículo em PDF, pois é o melhor formato para ser enviado por e-mail;
  • Revise a ortografia e todas as outras informações. 

Conclusão 

O currículo é uma ferramenta indispensável para quem está procurando um novo emprego ou pleiteando novas oportunidades. Por isso, saber elaborá-lo da melhor forma possível é essencial. 

Por isso, os aplicativos e dicas que apresentamos nesse post são muito relevantes para você transmitir uma boa impressão aos recrutadores e não errar na hora de montar o seu currículo.