Confira as cores que são tendência para 2021

As cores são muito importantes em todas as nossas experiências. Mesmo que não percebamos, elas estão lá, moldando lugares, dando um toque de calor ou frieza, luminosidade ou escuridão, similaridade ou contraste. O poder das cores vem da emoção, dos pensamentos e dos sentimentos que elas nos proporcionam. Dos significados criados de forma histórica e cultural às reações biológicas profundas, nós criamos histórias para as cores conforme elas dão conteúdo ao nosso mundo visual.

Anualmente, a Shutterstock divulga um relatório baseado nas pesquisas feitas em seu banco de imagens mostrando as principais tendências de cores que devem bombar no próximo ano. É feito um levantamento das cores que apareceram mais no último ano e que foram mais exibidas em buscas e downloads de imagens. Ao observar os dados do código hexadecimal em cada pixel, é possível saber quais matizes vão dominar as próximas estações.

Confira as principais apostas da Shutterstock para 2021:

1. Champanhe Veleiro

Depois de um ano de mudanças radicais, todos nós gostaríamos de embarcar para longe de tudo isso. Com essa sensação suave e orgânica, Champanhe Veleiro é uma tela em branco natural e de fuga.

A cor Champanhe Veleiro (#FAEBD7) tem um matiz natural que pode ser usado em qualquer esquema, principalmente em paletas de cores em tom de terra, marrom, taupe e verde. Se você olhar de perto, perceberá que a cor Champanhe Veleiro possui um tom suave e esbranquiçado de laranja. O brilho de sua cor primária faz com que ela seja um complemento para esquemas em tons de azul: exatamente como um veleiro em mar aberto. Experimente misturá-la com um clássico azul bebê ou azul-petróleo oceânico, bem como nossa cor Verde Maré deste ano. Como um laranja pastel, a cor Champanhe Veleiro também se encaixa em qualquer paleta de cores pastéis. Dê um tratamento moderno para as cores claras com um gradiente brilhante e holográfico de suas cores análogas: cor-de-rosa e verde limão suave.

Confira a coleção de imagens selecionadas na cor Champanhe Veleiro.

2. Dourado Fortuna

Fortuna é a deusa romana da sorte. Talvez você a conheça como Lady Luck. Este dourado quente e profundo é a cor dela, que representa acontecimentos fortuitos e boas coincidências. Como a luz do sol na “hora dourada” ou as folhas de outono revestindo as ruas da cidade, é possível encontrar esse amarelo magnífico em breves e brilhantes momentos de felicidade da vida.

Dourado Fortuna (#DAA520) é um tom escuro e suntuoso de amarelo. Seu espectro contém variações de ouro, de tons pastéis brilhantes ao castanho dourado escuro e quase metálico. O complemento direto do Dourado Fortuna é o azul cerúleo, criando uma paleta atraente que remete a campos de trigo e a um céu azul profundo. Para uma paleta de cores mais suaves, experimente misturar o Dourado Fortuna com o Champanhe Veleiro e outros tons de terra, como terracota ou ocre. No fundo, este dourado é dramático e gosta de se misturar com outras cores intensas. Crie uma paleta impressionante unindo tons de âmbar e misture o Dourado Fortuna com outros tons de joias, como roxo ametista e verde turquesa.

Veja a coleção de imagens selecionadas com a cor Dourado Fortuna.

3. Verde Maré

Assim como o pôr do sol, as mudanças de estações e a rotação da Terra, a baixa e a alta das marés do oceano são constantes. Verde Maré (#2F4F4F) é um lembrete de que a mudança é um presente. Este azul-petróleo profundo e fundido se apresenta em tons de azul e amarelo, destacando sua capacidade de mudança. Representando ao mesmo tempo a densa copa das árvores das florestas e um fluxo d’água escuro, a beleza da cor Verde Maré reside em sua natureza fluida.

A cor base da Verde Maré é o azul-petróleo, tornando este matiz um tom acinzentado de azul esverdeado. Com suas raízes nos espectros azul e verde, a cor Verde Maré apresenta uma série complexa de complementos. No círculo cromático, sua companhia direta é outra cor híbrida, o vermelho alaranjado. Essas cores combinam bem em esquemas supersaturados que imitam o azul esverdeado do oceano e os tons quentes de cores vistas em peixes e recifes de coral. A Verde Maré também funciona como um tom de cinza forte de caráter inconfundível. Use-a para realçar paletas mais claras e brilhantes com suas equivalentes triádicas, como lavanda ou um moderno verde sálvia.

Veja a coleção de imagens selecionadas com a cor Verde Maré.

→ Você pode conferir o relatório anual de Tendências de cores na íntegra clicando aqui.

Fonte: Shutterstock

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.