Como fazer um currículo perfeito para artistas e profissionais criativos

Se você tem habilidades artísticas ou transborda criatividade em tudo o que faz, é natural ficar em dúvida sobre como fazer um CV perfeito para se candidatar a empregos nessa área. Pode parecer difícil encaixar suas ideias em algo tão tradicional quanto um curriculum vitae, mas é perfeitamente possível fazer um currículo que valorize o seu potencial artístico/criativo respeitando as características essenciais desse tipo de documento — como você vai ver agora.

Descubra qual o melhor modelo de currículo para você

Deve ter sido complicado se candidatar a empregos nos tempos em que só havia um modelo de currículo (impresso, ainda por cima!) que todos os candidatos tinham que seguir. Atualmente, há diversas opções de currículos prontos para editar online e muito mais liberdade para montar um currículo, inclusive usando ferramentas digitais para criar seu portfólio e linkar no CV.

Contudo, é importante manter o foco na principal finalidade de um CV, que é apresentar-se para recrutadores, gerentes de RH e potenciais contratantes como uma opção viável de contratação. Na maioria das vezes, o currículo é o primeiro ponto de contato entre você e o emprego desejado. Por isso, não dá para deixar de lado algumas informações ou criar algo muito distante das expectativas de quem vai avaliar o seu currículo.

Lembre-se que os avaliadores comparam currículos para definir quem é a pessoa mais apta a conquistar uma vaga. Então, mesmo que você escolha um modelo de CV com visual inovador, certifique-se de que ele contenha as seguintes seções:

  • Informações de Contato
  • Experiência Profissional
  • Educação/Formação Acadêmica

Mas você também pode (e deve) incluir outras seções no currículo, tais como:

  • Objetivo
  • Habilidades
  • Idiomas
  • Seções Adicionais customizadas (para mencionar exposições, publicações, prêmios etc.)

Além disso, vale adotar algumas estratégias para deixar o seu CV atraente na medida certa e incentivar os avaliadores a convocarem você para uma entrevista. Confira a seguir!

Dicas de como fazer um CV perfeito para valorizar o seu potencial

Quando se tem um perfil artístico/criativo, a chave para fazer um CV perfeito é encontrar um equilíbrio entre os detalhes que revelam o seu potencial e os detalhes que atendem às expectativas de quem for avaliar sua candidatura. Para isso, aproveite as seguintes dicas:

  1. Organize o conteúdo do CV. Quando você definir quais informações colocar no currículo, vai ficar mais fácil determinar o que pode ter mais destaque. Por exemplo, se você tem pouca experiência de trabalho, mas sua formação artística vai de encontro ao que é desejável para a vaga, fique à vontade para colocar a seção Educação logo depois das seções de Informações de Contato e Objetivo. Use suas melhores ideias para criar textos curtos, diretos e interessantes para valorizar o seu objetivo profissional e as descrições que acompanham cada emprego ou curso listado.
  2. Escolha um modelo de currículo adequado. Para que o seu CV chame atenção de forma positiva, é importante dosar bem a escolha do layout e dos elementos gráficos. Caso você use um modelo de CV em uma cor vibrante, você pode compensar a “ousadia” com um estilo minimalista — com fontes do tipo light, sem serifa, e um bom espaçamento entre as informações. Além de moderno, esse tipo de visual facilita a leitura e transmite uma sensação de organização que vai contar a seu favor.
  3. Crie versões personalizadas do seu CV. Por mais que você não tenha que preparar um currículo do zero a cada vez que for se candidatar a uma oportunidade de emprego, fazer algumas adaptações certamente vai tornar o seu documento mais relevante para cada vaga em questão. Para facilitar esse processo, procure mencionar na seção Objetivo do CV o nome da empresa e o nome exato do cargo oferecido, além de incluir algumas palavras-chave que você pode identificar no anúncio da vaga ou através de uma rápida pesquisa no site do empregador.

Certifique-se de evitar alguns erros comuns na criação de um currículo, como fazer um CV perfeito para dar destaque às suas experiências e competências, mas deixar passar alguns errinhos por falta de uma boa revisão antes de clicar em “enviar”!