Os NFTs vêm ganhando destaque desde o ano passado e agora foi a vez da fonte mais popular do mundo, a Helvetica, ser o destaque de uma coleção que une tecnologia e tipografia. Continua a leitura e saiba mais!
A Enter Helvetica The NFT é uma colaboração entre a lendária fundição de tipos Monotype e a emergente comunidade criativa da Web 3.0 KnownUnknown. Duas dúzias de artistas de todo o mundo se uniram para criar uma variedade de NFTs usando a tipografia mais conhecida do mundo.
A coleção pré-lançada em junho explora a interseção entre arte, cultura, tecnologia e investiga como esses três itens podem trabalhar juntos em um contexto tipográfico. Segundo Alice Palmer, vice-presidente sênior de marketing da Monotype “essa colaboração produziu uma coleção de arte nunca vista antes que celebra o papel da Helvetica em um novo mercado”.
Os NFTs acompanham tokens que trazem diversos benefícios e vantagens para os compradores, no caso dessa coleção, os detentores dos tokens terão acesso aos criadores que admiram e a uma comunidade crescente de entusiastas do design que fazem parto do ecossistema KnownUnknown.
Os criadores da coleção
A coleção possui diversos criadores célebres, como Margaret Calvert, que ficou conhecido por seu trabalho seminal em sinalização rodoviária no Reino Unido, a designer Paula Scher, Sócia da Pentagram e que atuou como sua primeira diretora feminina em 1991. Outros nomes que também participam da Helvetica The NFT são: Vicky Voung, Kunel Gaur, Jasmina Zornic, Julian Montague, Wayne Lawrence e Kiel Mutschelknaus. Cada um desses criadores pegou a clássica fonte e mostrou as muitas maneiras pelas quais o tipo em geral pode ser usado para fins artísticos em um contexto da Web 3.0 e do Metaverso.
Confira abaixo alguns dos NFTs que fazem parte desse movimento mais amplo no qual os designers estão explorando o design de tipos para ambientes de realidade virtual.
Arte da capa: Sam Dallyn Fontes: It’s Nice That e KnownUnknown