Importantes museus e bibliotecas decidiram permitir acesso a coleções de arte em domínio público para livre uso e agora você pode utilizar essas obras de arte sem se preocupar. Viemos te apresentar o site Artvee, que vai te ajudar a tornar seus trabalhos ainda mais autênticos. Saiba mais a seguir!
Sobre o site
O Artvee é um site que reúne obras de arte em alta resolução e sem restrições comerciais de pinturas clássicas, cartazes modernos, abstratos, propagandas antigas e muito mais.
Sobre as imagens
As imagens são disponibilizadas por museus e bibliotecas e entre as fontes do Artvee estão: o Instituto de Arte de Chicago, o Rijksmuseum, o Museu Metropolitano de Arte (Met) de New York, a Galeria de Arte da Universidade de Yale, o Museu Getty, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e de New York, entre outras instituições importantes. Devido ao passar do tempo a licença de proteção de direitos autorais dessas imagens expirou e agora estão liberadas para quem quiser usar.
O que você pode encontrar
No Artvee é possível encontrar arte abstrata, paisagem, mitologia, desenhos, ilustrações, botânica, moda, arte figurativa, religião, pôsteres, animais, história, arte japonesa e natureza-morta. Ilustrações de livros e coleções próprias da página e outras criadas por usuários como ilustrações de contos de fadas, capas de canções populares americanas e anúncios publicitários com mais de 100 anos. No site também é possível encontrar obras de arte de Rembrandt, Claude Monet, Rafael e Sandro Botticelli, entre outros pintores referência.
Download das imagens
Para fazer o download das imagens não é necessário fazer login, basta clicar duas vezes sobre a foto escolhida, selecionar qual qualidade deseja, entre 1714 x 2496px e 1857 x 4160px.
Dica extra: acesse o acervo do Louvre
Um dos maiores museus do mundo também libera o acesso a seu acervo. Desde a pandemia de Covid-19, devido a iniciativa Collections, a base de dados do museu pode ser consultada em profundidade. O Louvre liberou 480.000 notícias e imagens do banco de dados do museu para quem quiser conferir sem sair de casa, basta acessar o site do Louvre. Infelizmente as imagens não são livres para uso, mas é um ótimo local para buscar inspirações.
Depois dessas dicas esperamos que seu banco de referências fique cada vez mais rico, pois quanto mais referências você tem, mais rápidamente as ideias vão fluir.
Fonte: Doméstika Foto de Capa: Telemachus and The Nymphs of Calypso (1782) Angelica Kauffmann (Swiss, 1741 – 1807)