Com certeza você já se deparou com uma vaga de emprego para a área da publicidade que solicitava que o candidato fosse criativo e pensasse fora da caixa, mas a criatividade já não é mais essencial no mercado publicitário e o conhecimento em tecnologia parece ter ganhado destaque. Continue a leitura e saiba mais.
Segundo dados divulgados pelo LinkedIn, houve uma mudança nas prioridades da área da publicidade, a demanda por habilidades criativas teve uma queda de 17% nos últimos cinco anos e a demanda por habilidades tecnológicas teve um aumento de 47%. A pesquisa também mostrou que houve uma queda de funções criativas contratadas em comparação com as funções técnicas.
O mercado criativo vem passando por mudanças e a área da publicidade é uma delas. O mercado publicitário está investindo nas transformações digitais e tecnológicas, inclusive na contratação de seus profissionais. Para a diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn, Ana Moises, “a criatividade ainda é parte fundamental, mas agora ela precisa ser complementada por outras competências. A indústria da publicidade precisa destinar esforços para conquistar a próxima geração de talentos”. A pesquisa também mostrou que nos últimos cinco anos a publicidade perdeu 5,5% mais pessoas do que ganhou, isso reflete a tendência dos profissionais saírem do mercado criativo por diversos motivos, o maior deles é pela falta de valorização.
Outro relatório também divulgado pelo LinkedIn, mostrou que 63% dos comerciantes brasileiros pretendem aumentar o uso de tecnologias em suas empresas, e a expectativa é que o resultado seja alcançado ainda em 2022. “O destaque ficou para os profissionais que investem em inteligência de dados e apostam em ferramentas digitais e capacitação para colocar as prioridades dos clientes à frente do negócio”, disse Sandro Carsava, líder de Soluções de Vendas do LinkedIn na América Latina.
O mercado está mudando e as tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço, a área da publicidade e seus profissionais precisam se adequar e buscar conhecimento sobre tecnologia e análise de dados, pois os dois já estão dominando o mercado criativo.
Foto de capa: Antoni Shkraba Fontes: CNN Brasil, Meio e Mensagem, Prop Mark