A psicologia das cores nos restaurantes

A psicologia das cores nos restaurantes

Eu não sei se você já sabia, mas existem motivos psicológicos por trás das cores usadas por grandes empresas para estimular vontades e sensações em seus clientes. Isso acontece muito em locais que servem comida, usando cores que despertam a fome. Portanto, vamos tratar da psicologia das cores nos restaurantes e entender melhor sobre isso.

O grande e poderoso McDonald’s é um grande exemplo disso. Aquele amarelão e vermelhão, não são atoa. Fique conosco para conhecer e entender quais são as melhores cores para restaurantes.

Entenda o significado das cores mais utilizadas em restaurantes 

Não é somente o amarelo e vermelho do McDonald’s que tem o poder de influenciar o consumo dos clientes, muitas outras cores podem ter impacto na reação dos clientes em um restaurante.

Existem cores específicas para serem usadas e melhor aproveitadas em diferentes tipos de restaurantes. Nos próximos tópicos, iremos explicar cada ponto dessa questão:

Qual a cor indicada para restaurante? 

Não existe somente uma cor indicada para restaurante, existem algumas cores. Dependendo do tipo do restaurante, a cor ou cores indicadas também serão diferentes.

Se vamos falar de um restaurante de fast-foods, onde é desejável que as pessoas comam rápido e vão embora para dar espaço a novos clientes, as cores de tom quente (amarelo, laranja e vermelho) são as mais indicadas, pois provocam senso de urgência nas pessoas, estimulam a fome e cansam a vista. Com isso, a pessoa é atraída para comer, mas com senso de imediatismo e urgência; chegar, comer e ir embora.

Se vamos falar de restaurantes onde o desejo é que as pessoas passem bastante tempo, as cores frias e neutras podem cair muito bem, pois levam o cliente a se sentir seguro, relaxado, tranquilo e sereno, com o desejo de permanência no local. Apenas não exagere no azul, pois ele pode reduzir a fome. Cores fortes também podem estar presentes nesses locais para estimular a fome, porém, com menos frequência do que em fast-foods.

Foto: AntonMatyukha/Depositphotos.com

Qual a cor que atrai clientes? 

As cores quentes são as mais indicadas para atrair clientes, pois, são elas que atraem a atenção dos olhos, despertam a fome e o senso de urgência. Como já foi citado, as cores quentes são: amarelo, vermelho e o laranja, que é uma cor feita através da mistura do vermelho e amarelo.

O amarelo atrai a atenção; tanto o amarelo, quanto o vermelho despertam a fome; o vermelho ainda gera senso de urgência; o laranja traz sensação de imediatismo. Uma mistura perfeita para atrair pessoas a um fast-food.

 Essas cores também podem ser usadas em interação com cores neutras (Branco, preto, cinza e marrom) e cores frias (verde, azul e roxo), em restaurantes que desejam a permanência do cliente por longo tempo. Principalmente cores mais quentes no exterior do estabelecimento e maior uso de cores frias no interior, isso irá atrair os clientes até o seu negócio, e depois de entrarem irá transmitir segurança, calmaria e paz, levando ele ao desejo de permanecer no local por um bom tempo.

Quais as cores que despertam a fome? 

O vermelho e o amarelo são as cores responsáveis por despertar o desejo de fome nas pessoas (parabéns McDonald’s).

Não existem somente cores que aumentam a fome. O azul, por exemplo, é uma cor que não deve ser muito abusada em restaurantes, pois pode diminuir o apetite.

Significado de cada cor em restaurantes:

Mais sensações e desejos podem estar associados à cada cor, mas decidimos incluir apenas aquelas que estão mais ligadas a questão de restaurantes, para buscar ser breve e objetivo:

  • Amarelo: Atrai a atenção e desperta o apetite.
  • Vermelho: Desperta o apetite e gera senso de urgência.
  • Laranja: Transmite confiança e gera senso de imediatismo.
  • Verde: simboliza bem-estar e diminui possíveis desconfortos estomacais.
  • Roxo: Usado para acalmar.
  • Azul: Reduz a fome e transmite segurança e confiança na marca.
  • Marrom: aumenta a vontade por café e transmite segurança e sensação de ambiente tradicional.
  • Branco: Aumenta o desejo de permanência e transmite a ideia de local limpo e higiênico.
  • Preto: Moderno, aumenta o desejo por drinks com álcool.
  • Cinza: Potencializa a capacidade de escolha do cliente e transmite serenidade.

Conclusão 

Agora, sabendo que cores quentes despertam o apetite e senso de urgência e imediatismo, enquanto cores neutras e claras induzem mais ao lado da calmaria, segurança e serenidade; pense bem antes de escolher a fachada de seu restaurante, a cor das paredes, das mesas, dos uniformes e até dos eletrodomésticos para cozinha, se a cozinha ficar visível para os clientes.

Esperamos tê-lo ajudado quanto a mais essa questão, mas se ficaram dúvidas quanto ao assunto, esperamos que você deixe nos comentários, para que possamos continuar te ajudando.

Foto de capa: Yiran Ding

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