Se você é designer com certeza já conhece o famoso brandbook ou manual de marca, toda empresa precisa de um para guiar sua comunicação ao longo dos anos. O INSPI descobriu um site que reúne brandbooks de marcas globais e que vai te ajudar e muito a produzir os próximos.
O site Brandsite.design possui uma coleção de brandbooks acessíveis e criados especificamente para marcas globais. Entre as marcas presentes no site você encontra: Instagram, Shopify, Vevo, TikTok, IBM, Starbucks, Duolingo, Google, Facebook e muitas outras.
O site é incrível para obter referências de como montar o brandbook de diversas marcas, trazendo exemplos de todos os tipos. O Instagram, por exemplo, possui um brandbook muito moderno, interativo e visual, no brandbook da rede social é possível conferir como a empresa atualizou o manual de marca, mostrando a evolução do logo, as tipografias criadas exclusivamente para o Instagram, além de um guia sobre o novo gradiente presente no logo e a nova palheta de cores.
Já a IBM, conhecida marca de softwares e tecnologia, possui um brandbook um pouco mais longo e tradicional. O manual de marca explica de forma detalhada cada item que compõe a marca e a identidade visual da IBM, desde tipografia, até ilustrações, fotografias e infográficos.
E quem nunca quis conhecer um pouco mais sobre o famoso logotipo do Starbucks? No Brandsite.design você pode conferir o brandbook minimalista desenvolvido para a maior cafeteria do mundo, além de conhecer um pouco mais sobre a história da famosa sereia que faz parte da identidade visual.
O que um brandbook precisa ter?
Apesar de ser um dos materiais básicos desenvolvidos pelos designers, ainda há dúvidas sobre os itens principais que devem estar presente nesse material. O ideal é incluir todos os aspectos relevantes que compõem uma marca, é basicamente um conjunto de regras básicas e práticas que envolvem a empresa, geralmente contém a apresentação da empresa, a identidade visual até a postura da marca.
Esperamos que o brandsite.design ajude você a ter inspirações para criar seus próximos brandbooks.
Foto de Capa: Bloomua/Depositphotos.com