Pablo Picasso, um dos maiores ídolos da arte moderna, deixou para trás um legado monumental de aproximadamente 150 mil obras. Em uma vida repleta de altos e baixos, ele inscreveu seu nome na história, continuando a inspirar mentes criativas até os dias atuais. Esta jornada pelas curiosidades sobre a vida e a obra de Picasso não apenas enriquecerá sua experiência cultural, mas também irá adicionar brilho ao seu repertório de conversas.
1 – Seu nome completo é imenso
O pintor é conhecido como Pablo Ruiz Picasso, mas no dia de seu batismo, Picasso recebeu o extenso nome de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Este nome impressionantemente longo é uma tapeçaria de nomes de parentes e santos, onde Ruiz veio do lado paterno e Picasso do materno.
2 – Picasso escreveu poesia e peças de teatro
Embora Picasso seja amplamente conhecido por suas pinturas, nos anos finais de sua vida, ele também explorou outras formas de expressão artística. Produziu mais de 300 poemas e algumas peças de teatro surrealistas. Embora essas incursões não tenham alcançado o mesmo sucesso de suas obras visuais, uma de suas peças foi lida publicamente com a participação de proeminentes intelectuais como Albert Camus, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.
3 – A primeira palavra de Picasso foi “piz”
Filho de um pintor, Picasso tinha a arte correndo em suas veias desde cedo. Sua primeira palavra, “piz”, abreviação de lápiz (lápis em espanhol), demonstrou claramente essa inclinação. Seu pai, um especialista em pinturas naturalistas de pássaros, começou a instruí-lo em técnicas artísticas aos sete anos de idade.
4 – Picasso foi acusado de roubar a Mona Lisa
Em 1911, o mundo da arte internacional foi abalado pelo roubo da Mona Lisa do Louvre. Quando a polícia solicitou informações ao público, um ex-ladrão apontou o poeta francês Guillaume Apollinaire, a quem ele supostamente vendera obras roubadas. Apollinaire então implicou seu amigo, Picasso, no roubo da Mona Lisa, resultando na detenção deste último como suspeito. A obra-prima de Da Vinci foi recuperada anos mais tarde.
O filme “Picasso e o Roubo da Mona Lisa” é baseado nesta história fez parte dessa lista que elaboramos recentemente com cinco filmes inspirados em histórias da arte para ver no Looke.
5 – As últimas palavras de Picasso inspiraram uma canção de Paul McCartney
Aos 91 anos, Picasso pronunciou suas últimas palavras durante um jantar em Mougins, uma vila no sul da França: “Beba para mim, beba pela minha saúde; você sabe que eu não posso mais beber”. Ele veio a falecer devido a um ataque cardíaco. Inspirado por essas palavras, Paul McCartney compôs uma música intitulada “Picasso’s Last Words (Drink to Me)”, onde a expressão final do artista serviu como base para o refrão.
Vale lembrar que estas cinco curiosidades sobre o pintor Pablo Picasso são apenas um pequeno panorama sobre sua vida e obra. Se você quer saber mais sobre o tema, confira as indicações de livros a seguir:
Picasso, de Gilles Plazy
Picasso – Artistas Famosos: Uma Introdução à Vida e Obra de Pablo Picasso, de Antony Mason
–
Foto: a3701027d/Depositphotos.com | Fonte: Parispass