Você costuma utilizar emojis em suas mensagens de texto? Segundo uma pesquisa da Discovery, a maioria dos brasileiros (82%) prefere expressar suas emoções na internet usando esses ideogramas. Mas não são apenas as pessoas comuns que utilizam os famosos símbolos, as marcas também estão de olho nessa preferência, utilizando-a como estratégia para despertar a atenção do consumidor e até mesmo na arte os emojis se fazem presentes.
Isso porque, de acordo com um estudo da Adobe, 60% dos usuários globais de emojis provavelmente abrirão um e-mail ou notificação push que contenha esses ícones, enquanto 42% dessas pessoas são mais propensas a comprar produtos que os utilizam. Pensando nisso, a plataforma CleverTap produziu um relatório com os emojis mais utilizados globalmente: o CleverTap Art of Emoji.
Para construir a pesquisa, a empresa analisou 10 bilhões de pontos de dados em 40 milhões de notificações push enviadas por plataformas de comércio eletrônico em todo o mundo, com objetivo de entender as preferências dos clientes, o impacto dos emojis e como os profissionais de marketing os estão utilizando.
O relatório descobriu que as notificações contendo emojis geram uma taxa de cliques surpreendentemente 12% maior em comparação com aquelas que não utilizam os símbolos. Confira os emojis preferidos na América Latina:
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Além dos ícones com o melhor desempenho entre os sul americanos, ou seja, aquelas que geram a maior taxa de clique, o estudo também analisou quais são os mais utilizados e aqueles que devem ser evitados pelas marcas.
“Os emojis são uma ferramenta poderosa à disposição de qualquer profissional de marketing. Se bem utilizados, esses símbolos podem instantaneamente dar vida a uma mensagem. Mas assim como as comunicações pessoais, usá-las em qualquer lugar desorienta o destinatário” explica Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap.
Confira também quais são os emojis preferidos em outras regiões do mundo:
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Além disso, o relatório mostra que, independentemente da região, as marcas de comércio eletrônico incorporam apenas 20% dos emojis de melhor desempenho em suas mensagens; enquanto em algumas regiões, até 30% dos emojis mais usados apresentam desempenho insatisfatório.
Foto: HayDmitriy/Depositphotos.com