Ícone do site INSPI

Nova pintura de Eduardo Kobra transforma Torre Eiffel em tocha olímpica

Já consagrado na pintura de murais dedicados às Olimpíadas, Eduardo Kobra acaba de lançar mais uma novidade: sua primeira tela em celebração aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começaram nesta sexta-feira (26). A obra intitulada “Paz Olímpica” mostra a Torre Eiffel invertida como uma tocha olímpica sendo erguida por duas mãos que, junto a um círculo preto e branco, representam o símbolo de paz e amor. A arte também transmite uma mensagem de respeito e luta contra o racismo.

“Os Jogos Olímpicos refletem uma oportunidade para fortalecer a união entre os povos, a coexistência e a tolerância. A tela de 194,5 x 90 cm, ressalta, principalmente, a paz e a harmonia que o mundo precisa neste momento que enfrenta diversas guerras, tragédias e violências”, explica Kobra.

Há cerca de um mês, o artista produziu o mural “Voz da Liberdade” na cidade francesa de Saint-Ouen, onde fica a base da delegação brasileira durante os jogos. Ele se inspirou na tela “A Liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix, protagonizada por Marianne, símbolo da liberdade e da Revolução Francesa.

Na obra, Marianne é uma atleta que segura uma faixa com a frase em francês “Soyons nos propres héros” – traduzida para “somos nossos próprios heróis” na língua portuguesa. O projeto, realizado a convite da Prefeitura de Saint-Ouen, faz parte da iniciativa “Seja seu Próprio Herói”, idealizada pela esgrimista campeã mundial brasileira Nathalie Moellhausen.

A tradição olímpica de Kobra se repete desde 2016, quando o artista produziu o imponente mural Etnias, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. A obra também marcou a estreia do trabalho dele no Guinness World Records como o maior grafite do mundo, com três mil metros quadrados.

Também em 2016, Kobra levou a sua arte para Tóquio, sede das Olimpíadas de 2020 – que só aconteceu em 2021, por conta da pandemia do Covid-19 – enaltecendo grandes símbolos da Cidade Maravilhosa. Na fachada da Embaixada Brasileira na capital japonesa, pintou os principais nomes da bossa nova, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O muralista também representou o Cristo Redentor e o calçadão de Copacabana em um mural na região de Minami-Ikebukuro.

Através de suas obras, Eduardo Kobra não apenas embeleza os espaços urbanos, mas também transmite mensagens poderosas de paz, união e superação. Seu compromisso contínuo com a arte olímpica destaca a importância da arte como um veículo de transformação social. As contribuições de Kobra para os Jogos Olímpicos servem como um lembrete de que, mesmo em tempos de adversidade, a arte pode unir nações e promover valores universais de respeito e solidariedade.

Foto: Turbo Labs/Reprodução

Sair da versão mobile